Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Fórum de Bicicleta discute mobilidade urbana e sustentabilidade em Rio Branco

A ONG Bike Anjos realiza nos dias 24, 25 e 26 de agosto, realiza o primeiro Fórum de Bicicleta de Rio Branco. Com o tema ‘O Acre existe e pedala’, o evento aborda discussões a cerca da mobilidade nas duas rodas. O fórum ocorre no Cine Teatro Recreio.

Rio Branco é a capital brasileira com a maior ciclovia, por habitante, do país. São 300 mil habitantes para 150 quilômetros de estrutura cicloviária. Estima-se que de 25% a 30% da população acreana utiliza a bicicleta como principal meio de transporte.

O uso da bicicleta como principal meio de transportes é o princípio da construção de uma cidade sustentável. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), nos últimos 15 anos, a frota de automóveis do Brasil triplicou, e a de motocicletas aumentou cinco vezes, por isso é tão urgente a busca por soluções de mobilidade urbana sustentável.

“Não é um fórum ligado ao esporte, mas sim à mobilidade urbana que tem a bicicleta como meio de transporte alternativo, seguro, econômico, ambientalmente correto. A ideia é também discutir o plano de mobilidade urbana da Capital, além das questões ambientais, empoderamento das mulheres através do uso da bicicleta”, explica um dos organizadores, o cicloativista Valden Rocha.

O Fórum contará com a participação da jornalista e cicloativista Renata Falzoni, conhecida nacionalmente como a pioneira da valorização do uso da bicicleta no Brasil. Ela participa da abertura do evento, com a exibição de seu documentário “Elo Perdido – O Brasil que pedala”, seguida de debate.

Ao longo da programação haverá palestras com o senador Jorge Viana, o secretário da Associação SOS Amazônia, Miguel Scarcello, o cofundador da rede Bike Anjo, JP Amaral, coordenador geral da Associação Ciclística Pedala Manaus, Paulo Aguiar, entre outros.

Valden Rocha destaca ainda a apresentação de um estudo feito por estudantes da Uninorte, em parceria com voluntários do Bike Anjo. “Criamos um instrumento de avaliação das ciclovias de Rio Branco e estaremos apresentando esse diagnóstico no evento”.

Sair da versão mobile