Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Mais de onze mil servidores aprovados em concurso já ingressaram no Estado

Ciente do importante papel do servidor público, o governo do Acre realizou ao longo dos últimos sete anos concursos em diversas áreas, em especial educação e saúde, visando atender às necessidades da população. Durante este período, mais de onze mil servidores ingressaram na administração pública e desempenham, desde então, um importante trabalho em suas respectivas áreas.

“O servidor público detém um sentido muito valioso de trabalhar e ao mesmo tempo de servir, atender, cuidar e proteger. É uma profissão importante e essencial para a vida e para as futuras gerações”, enfatiza a secretária da Gestão Administrativa, Sawana Carvalho.

Apesar da forte crise econômica em todo o Brasil, durante toda a gestão do governador Tião Viana, a realização de concursos públicos foi prioridade. Além dos concursos já realizados, pelo menos dois estão em andamento e os aprovados devem ser convocados nos próximos meses. Trata-se dos concursos para 250 alunos-soldados da PM, além de outras 250 vagas para os cargos de agente de polícia, escrivão, delegado e auxiliar de necropsia da Polícia Civil.

Avanços e valorização

A gestão de pessoas do Estado apresenta ainda um histórico progressivo durante o governo de Tião Viana. Diversas categorias de servidores públicos obtiveram melhorias, com a evolução da folha de pagamento, a reestruturação dos quadros funcionais, reajustes salariais, gratificações e outros benefícios. Tudo isso mantendo os salários em dia, um desafio que muitos estados do Brasil não têm conseguido cumprir.

Em 2017, o governador Tião Viana encaminhou à Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) 15 projetos de lei que concedem benefícios e reajustes aos servidores públicos acreanos da Educação, Saúde, Segurança, Administração e outras categorias.

Foram reajustes de 19,48% aos professores e de 23,75% aos demais trabalhadores do setor, consolidando o que já se entendia por ideal pelos demais sindicatos da categoria. No total, entre todas as categorias beneficiadas, a sanção governamental autorizou em fevereiro do ano passado reajustes salariais a mais de 24 mil servidores públicos estaduais, com mudanças nos Planos de Cargos Carreiras e Remunerações (PCCR’s) e tabelas de remuneração, principalmente de acordo com suas classes.

 

 

Sair da versão mobile