Reconhecidos pelo profissionalismo e pelo zelo com que trata os clientes, o casal Êrika Rosas e Alan Carlos lideram um dos empreendimentos pioneiros em Rio Branco na área de farmácia de manipulação, e que neste ano completa 20 anos de existência.
A Rosasfarma é tida como referência do ramo na Capital. Para chegar a esse patamar, Êrika lembra com emoção do início do projeto e da ousadia do casal, que apostou tudo o que tinha e trabalhou arduamente para construir esse sonho.
“O sentimento é de muita alegria e emoção. Com todas as dificuldades que o empreendedor brasileiro passa, estamos concretizando esse sonho hoje e servindo a população, fazendo a diferença na vida das pessoas”.
Só que nem tudo foram flores nesse período. A empresa passou por muitas dificuldades em termos de se adequar crises na economia do país, gestão de pessoas, falta de incentivo. E o segredo para driblar todos estes obstáculos, conta Êrika, foi apostar sempre em muito trabalho, seriedade, profissionalismo e respeito pelo paciente.
“Tenho muito orgulho da nossa empresa, que é feita por muitas mãos. Pessoas que compartilham dos mesmos ideais que nós”, completou Êrika, acrescentando: “devo em primeiro lugar a essas pessoas. Algumas ainda estão com a gente, outras deixaram sua contribuição na realização desse grande sonho. A elas toda minha gratidão e emoção”.
Atualmente, o casal possui um conglomerado de quatro lojas com perfis diferentes e contabilizam aproximadamente 30 colaboradores. “Vim há 23 anos para acompanhar o Alan que trabalhava no ramo da engenharia civil. Revolvemos investir e, com o crescimento da empresa, ele passou a gerir o projeto junto comigo”, explicou.
Êrika, que é farmacêutica e já exerceu a profissão em vários setores, fala com bastante entusiasmo sobre a área. “Preparar o medicamento, ter contato com o cliente e passar as devidas orientações e informações é a realização de uma profissão que eu escolhi. E me sinto muito privilegiada, porque nem todo mundo consegue permanecer nesse ramo. E eu estou nele há 25 anos”.
Sobre o início do projeto Rosasfarma, ela contou que já trabalhava nessa área em sua cidade natal. E foi uma área que sempre chamou a atenção desde a faculdade. “Mudei para Rio Branco e fui a primeira farmacêutica hospitalar do Estado, além disso, trabalhei como professora universitária e fui responsável técnica por drogarias. Depois de três anos trabalhando aqui, conseguimos reunir reservas para investir nesse sonho”, relembrou.
E o pontapé foi dado. Mas não demorou para as dificuldades surgirem. “Não tínhamos capital de giro. Então foi difícil. Ao mesmo tempo tinha um sentimento de muita alegria. Eu gosto de frisar isso, porque nos primeiros dois anos de empresa, nós não tiramos um domingo de folga sequer. Eu e meu marido trabalhávamos de segunda a segunda. Percebemos que a cidade receberia bem esse tipo de serviço. Foi com muita alegria que a gente percebeu a receptividade da sociedade acreana”.
“Eu e meu marido trabalhávamos de segunda a segunda. Percebemos que a cidade receberia bem esse tipo de serviço. Foi com muita alegria que a gente percebeu a receptividade da sociedade acreana” – Êrika Rosas
DICA!
Como uma boa empreendedora, Êrika aproveita para destacar uma situação que era comum. “Quando falo que no início trabalhávamos sem folgas, as pessoas tendem a ficar piedosas. Mas naquele momento, para a gente, era um momento de alegria, garra e determinação. Pela realização de um projeto. Seria tão legal se as pessoas sentissem essa alegria ao exercer um trabalho”.
“É muito ruim que difunda um sentimento de ócio. Onde as pessoas almejam pelo final de semana ou celebrem os feriados. Não conheço ninguém que tenha realizado um sonho ou país que tenha se desenvolvido em vários aspectos sem trabalhar com intensidade e seriedade. O trabalho deve ser exercido com um sentimento de gratidão e alegria. E não de sofrimento”, avaliou.
Sem preparo, o jeito foi aprender a fazer tudo
No início de qualquer empreendimento todo mundo faz tudo. O brasileiro não tem educação financeira é um fato. “Então, eu, como uma técnica que sempre trabalhei cientificamente com a produção de medicamento, precisei entender de gestão de pessoas, logística, contabilidade, administração. Foram dificuldades, sim, além da burocracia do nosso país que incentiva muito pouco a iniciativa privada a gerar emprego e renda”, pontou Êrika.
Mesmo após 20 anos, algumas dificuldades permanecem. “Por exemplo, precisamos contratar pessoas, mas nem sempre essas pessoas estão preparadas. Precisamos complementar a formação delas”.
Diferencial
Atenção com o paciente. Com o seu bem estar e sua qualidade de vida. Essa é a política da empresa. O começo foi com farmácia, sempre voltada para a área do medicamento. Depois chegou a vez do cosmético manipulado e, na sequência, do aprofundamento nos cosméticos industrializados, tanto no uso domiciliar como profissional. Além dos suplementos alimentares.
“Todo esse mix de produtos proporciona ao paciente mecanismos para estabelecer uma qualidade de vida elevada. Além disso, também prestamos serviços como consultor. Então nos procure para utilizar qual melhor produto ou procedimento, ou ainda profissional”, relatou Êrika.
Visando o paciente, a Rosasfarma dispõe de uma equipe de farmacêuticos que está permanentemente em contato com outros profissionais da área para que, conjuntamente, possamos oferecer o melhor serviço ou escolha para cada um, adiantou.
A excelência no atendimento é um das prioridades da empresa. Atualmente ele ocorre de maneira eficiente além das lojas físicas, por meio de Whatsapp, redes sociais e entrega a domicílio. “Nossa equipe é continuamente treinada para manter o padrão do atendimento”, adiantou Êrika.
Atualmente, o casal possui um conglomerado de quatro lojas com perfis diferentes e contabilizam aproximadamente 30 colaboradores.
Lições de empreendedorismo e próximos desafios
Sobre as lições aprendidas ao longo desse caminho, Êrika fala com entusiasmo. Para ela, a humildade é importante. E nunca estar pronto nas respostas. Sempre estar disposto a aprender e reinventar.
“Aprendi tantas lições com empreendedorismo. Me ensinou a ser atenta, a necessidade do meu cliente e paciente. Além de valorizar a equipe, não ser boazinha, mas rigorosa. Acompanhar as evoluções científicas e tecnológicas”, reforçou.
Já quando o assunto é o futuro, a farmacêutica é realista ao afirmar que a manutenção é sempre um desafio.
“É fazer melhor do que ontem e fazer melhor amanhã para superar o hoje. Melhorar sempre é o desafio. Gosto de ouvir dos clientes as observações, apontamentos”, detalhou.
Para comemorar 20 anos, atividades estão sendo desenvolvidas
Para comemorar a data, uma vasta programação que visa festejar com a equipe e com os clientes está sendo desenvolvida. “Nossos clientes estão sendo brindados com desconto de até 20% por todo o mês de agosto, além do cliente poder concorrer a um sorteio de um vale compras no valor de R$ 1 mil e, pelos nossos perfis nas mídias sociais, os clientes podem se inteirar para concorrer”, comentou Êrika.
Além disso, foi lançada uma linha de edição limitada de um sabonete facial e um gel hidratante.
“Nossa intenção é comemorar com todos, primeiramente, com a nossa equipe. Que temos muito respeito e consideração. Entendemos que a empresa é formada pela nossa equipe e os profissionais que trabalham com a gente, além dos clientes. Esse é o momento de celebrar”, concluiu.