Com o objetivo de reduzir a mortalidade materna e infantil, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Governo do Estado lançou nesta quinta-feira, 2, na Policlínica Barral y Barral,o Programa de Proteção à Gestante que disponibiliza às futuras mamães acompanhadas pela rede pública de saúde a testagem do papel filtro, popularmente conhecido como teste da Mãezinha.
Parte da programação alusiva à Semana Mundial de Aleitamento Materno o ato de lançamento do novo serviço reuniu servidores, gestores e usuários da rede pública de saúde.
O teste rápido específico para gestantes permite detectar 40 doenças transmissíveis ao bebê como Hepatite e Toxoplasmose. A primeira gestante a fazer o exame foi Kézia Galvão. Grávida de 32 semanas, Kézia faz o pré-natal na rede municipal de saúde. A primeira ultrassonografia já permitiu saber que o bebê é uma menina.
“Fiz todas as consultas e exames recomendados. Estou tendo uma gravidez tranquila. Acreditoque esse vai confirmar que tá tudo bem, vou ficar ainda mais segura”.
Tecnologia
Disponibilizado na rede pública, em Rio Branco, o Teste da Mãezinha será feito pelo laboratório Vitalab. O contrato de prestação de serviço foi assinado pela prefeita Socorro Neri e pelo representante legal do laboratório, Bruno Sena no ato de lançamento do novo serviço. Na oportunidade, o diretor técnico do laboratório falou aos presentes sobre materiais e técnica utilizados para a realização do exame, que não exige jejum para ser feito.
O secretário de Estado de Saúde, Rui Arruda, destacou o pioneirismo do Acre em ações para garantir a qualidade de serviços de saúde. “Juntos, mais uma vez, o Acre sai na frete com tecnologias e técnicas em saúde. A prevenção ainda é a melhor alternativa para garantir uma gravidez saudável”.
O Teste da Mãezinha integra uma séria de ações desenvolvidas pelo Governo e Prefeitura, desde obras de saneamento, construção de novas unidades, atendimento e acompanhamento em saúde. “São cuidados que hoje ganham reforço com o Teste da Mãezinha”, destacou a prefeita Socorro Neri.
Os investimentos permitiram reduzir os índices colocando Rio Branco entre as cidade com menor índice de maternidade – 11 óbitos a cada 100 mil habitantes, taxa bem abaixo do que a aceitável pela Organização Mundial de Saúde que é de 20 óbitos por mil habitantes.
Atendimento à gestante
Referência no atendimento a mulheres e crianças, a Policlínica Barral y Barral mantém programa permanente de acompanhamento às gestantes. Além de consultas médicas, na unidade, as usuárias do Sistema Municipal de Saúde têm acesso a exames de ultrassonografia, testes rápidos, exames laboratoriais.
“Isso é olhar para a população de Rio branco buscando prevenir, não apenas tratar quando a população já está doente. A gestão que me antecedeu coloca pra nós a responsabilidade e o desafio de dar continuidade a esse trabalho e seguir avançando, ainda mais na redução da mortalidade materna e infantil”, disse a prefeita.
Atualmente, a rede Municipal de Saúde garante o acompanhamento de 4.900 grávidas. O Programa de Acompanhamento à Gestante garante Pré-Natal com no mínimo 7 consultas e dois exames de ultrassonografia.
“Em tempos tão difíceis, é o esforço que fazemos para garantir o acompanhamento integral da gestante, diagnóstico precoce e acompanhamento da criança, visando sempre saúde e bem estar da mãe e da criança”, destacou o secretário Municipal de Saúde, Oteniel Almeida.