Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ufac é a primeira universidade do Brasil a ganhar laboratório de startups

Despertar a vocação pelo empreendedorismo no ambiente acadêmico. Esse é o intuito do primeiro laboratório de startups dentro de uma universidade brasileira. O SebraeLab será inaugurado nesta quarta-feira, 22, no Centro de Convivência da Universidade Federal do Acre (Ufac).

O objetivo da iniciativa é desenvolver experiências acadêmicas e profissionais ligadas à tecnologia. “É um espaço voltado para a inovação onde a comunidade pode observar e fazer parte das mudanças”, afirma o coordenador do SebraeLab, Fábio Ortiz.

O laboratório conta com espaços para prototipagem de experimentos, com impresso em 3D. Além disso, serão oferecidos palestras e eventos com foco em empreendedorismo, inovação e tecnologia.

Para o analista do Sebrae no Acre, Alex Lima, o espaço é uma alternativa diferenciada para os alunos da Ufac. “Nosso objetivo é contribuir para o desenvolvimento das startups acreanas e empresa de inovação, visando criar, no Estado, produtos competitivos para disputar no mercado nacional”.

O SebraeLab surgiu em 2014 e, inicialmente, atendia  empresas que ainda estavam montando suas ideias de negócios. O processo construído ao longo desses quatro anos recebeu diversas formações e consultorias, desenvolvidas pelos melhores especialistas do país.

PRÉ-ACELERAÇÃO

Em 2017, o SebraeLab lançou um edital piloto para o processo de pré-aceleração de startups, um dos diferenciais do laboratório no Acre. Ao todo, 16 projetos foram selecionados para desenvolver as ideias de negócios, ou empresas já em andamento, durante cinco meses que se desenvolveram em três ciclos: ideação, operação e tração.

Os participantes receberam mentorias de profissionais reconhecidos Brasil afora no decorrer da pré-aceleração.

Ao final do processo, os melhores projetos foram lançados no Demoday, um dia reservado para a demonstração dos resultados alcançados e no qual as empresas foram apresentadas a possíveis investidores. Dentre os oito primeiros colocados em 2017, a campeã foi a empresa Royal Advice.

“Nosso foco é o mercado, portanto, o projeto deve demonstrar de forma clara como vai obter retorno financeiro. O SebraeLab deve atuar para que a empresa possa crescer e gerar postos de trabalho”, esclarece Alex.

O segundo processo de pré-aceleração do SebraeLab já está com as inscrições abertas, que seguem até o dia 26 de agosto. Podem concorrer quaisquer pessoas ou empresas, até mesmo as juniores. As inscrições devem ser feitas pelo site www.ufac.br/sebraelab e o resultado final será divulgado no dia 31 de agosto.

 

Sair da versão mobile