A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realiza de 01 a 10 de agosto a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM). A iniciativa, que tem como meta principal promover, apoiar e proteger o aleitamento materno, conta com a parceria da Sociedade Brasileira de Pediatria, da secretaria de Estado de Saúde, por meio Comitê de Aleitamento Materno, Pastoral da Criança, Ufac, Rotary Club e Casa da Amizade. As atividades objetivam mostrar a importância da sociedade, em especial dos médicos e outros profissionais de saúde, para a superação dos desafios comuns na promoção do aleitamento materno.
A SMAM é comemorada desde 1992. A cada edição, uma temática orienta as diferentes atividades do período. Este ano, com o tema ‘Aleitamento materno: a base da vida’, as atividades da Semana do Aleitamento Materno em Rio Branco incluem palestras, rodas de conversa e orientações sobre amamentação.
A programação começa nesta quinta-feira (1), às 8h, na Unidade de Saúde da Família (USF) Maria da Conceição, no Belo Jardim I, com homenagem às mães que amamentam. As atividades continuam na quinta (2) com roda de conversa e orientação às mães na Policlínica Barral Y Barral. De 01 a 07 de agosto as ações envolvem profissionais e usuários do Centro de Saúde Ary Rodrigues, na Seis de Agosto e no dia 10 as atividades também acontecem na URAP Augusto Hidalgo de Lima, na região da Baixada da Sobral. Um dos destaques da programação é a ‘Hora do Mamaço’, na sexta-feira (03), às 8h, próximo ao bloco de medicina da UFAC.
No mundo, apenas 38% das crianças são amamentadas exclusivamente de leite materno até os seis meses de idade. A meta global é de que até 2025 pelo menos 50% dos lactantes possam se alimentar apenas do leite materno nos primeiros seis meses de vida.