Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Com apresentações gratuitas, a 4ª edição do Festival Matias de Teatro de Rua ocorre do dia 21 a 26 de agosto

A 4ª edição do Festival Matias de Teatro de Rua prevê apresentações de  companhias vindas do Distrito Federal, Rondônia Paraná, Paraíba, Amazonas, São Paulo, Pernambuco e também do Acre. Além de Rio Branco, os municípios de  Bujari, Senador Guiomard e Plácido de Castro vão receber espetáculos.

O festival ocorre entre os dias 21 a 26 de agosto e espetáculos diferentes serão apresentados em espaços públicos. O coordenador do evento, Lenine Alencar, falou da expectativa para este ano, e disse que as atrações estão repletas de novidades para atrair os apaixonados pela arte do teatro de rua.

“Este ano contamos com a presença de grupos de oito estados diferentes, contando com o Acre, e esperamos a participação ativa do público. Esta é uma oportunidade muito bacana para que exista a troca de experiência entre os artistas, e todos se unam pelo bem comum de levar alegria e arrancar o sorriso de todos”, disse.

Para iniciar as atividades, a partir das 16 horas desta terça-feira, 21, acontece o cortejo artístico, partindo da Praça da Revolução até o Novo Mercado Velho. Na sequência, às 18 horas, no mesmo local, acontece a primeira apresentação do espetáculo vindo direto do Distrito Federal, a Caravana Mamulengo do Cerrado e do espetáculo Benedito Abençoado e Bendizido Mamulengo Fuzuê.

Dando continuidade às atividades, no dia 22, entre 8 e 10 horas da manhã, serão realizadas simultaneamente uma oficina de demonstração de trabalho, e uma rodada de conversa destacando ‘35 anos GRITANDO nas Ruas’, conduzido por Humberto Lopes, ator e diretor de teatro, nas salas da Fundação Elias Mansour (FEM), atividades para estimular o processo criativo de crianças e adultos.

Ao todo, durante o Festival Matias de Teatro de Rua serão apresentados 11 espetáculos diferentes, com 25 apresentações.

O Festival é promovido pela Cia. Visse Versa de Ação Cênica e pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), com apoio do governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM) e com patrocínio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB).

“A arte, de um modo geral, tem como objetivo atingir as pessoas, e é isso que as companhias de teatro e os outros movimentos culturais buscam em suas apresentações”, ressaltou Alencar.

O Festival é promovido pela Cia. Visse Versa de Ação Cênica e pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), com o patrocínio da Fundação Elias Mansour (FEM), do Governo do Estado, e o apoio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB).

 

Sair da versão mobile