Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Governo segue com novas obras de saneamento integrado em Porto Walter

Governo segue com novas obras de saneamento integrado em Porto Walter

Os investimentos do governo do Acre em saneamento integrado modificam radicalmente o cenário urbano de Porto Walter. Neste segundo semestre, novas frentes de serviços de infraestrutura estão sendo executadas pelo Departamento de Pavimentação e Saneamento do Acre (Depasa).

O município recebe um investimento da gestão Tião Viana de R$ 20 milhões em obras de saneamento e, consequentemente, em saúde pública, pois impacta positivamente na redução da mortalidade infantil e internações hospitalares, o que eleva a qualidade de vida dos seus 11 mil habitantes.

Os serviços de ampliação de rede e produção de distribuição de água tratada, para um fluxo de 24 horas por dia, coleta e tratamento de esgoto em todo área urbana e a pavimentação em 13 quilômetros de ruas avançam significativamente neste período de verão amazônico.

“O ritmo de trabalho aumentou significativamente nas últimas semanas. Estamos atuando numa rua estratégica, a que dá acesso à pista do aeródromo da cidade, que estava numa situação critica, e agora aplicamos um novo pavimento, assim como na Travessa Beira Rio, que melhora o acesso dos alunos a uma escola próxima, além elevar a qualidade vida da população que reside no local”, destaca o diretor-presidente do Depasa, Moisés Diniz.

O referido cronograma de obras constitui o Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre (Proser), onde Porto Walter também é contemplado com mais 300 unidades de ligações domiciliares de água e 700 de esgoto, dois quilômetros de drenagem de águas pluviais e feita a extensão de cinco quilômetros da rede de abastecimento.

“Outros investimos são a construção de 50 módulos sanitários para famílias de baixa renda, além de três estações de tratamento de esgoto e quatro estações elevatórias. As obras também contemplam uma rampa de concreto armado e o terminal de transbordo para o porto da cidade”, informa o diretor-técnico do Depasa, Anderson Mariano.

Uma parte do município que certifica esta nova realidade é o bairro Floresta, que até meados do ano passado era conhecido como “bairro do lixão”, pois estava numa área próxima a um deposito de lixo, porém isso ficou no passado, pois o local foi limpo, recebeu toda infraestrutura e melhorou a vida dos moradores, como relata a autônoma Maria dos Santos.

“Tudo mudou. Antes destas obras do governo, aqui era a região mais suja da cidade e poucos moradores se atreviam a fazer suas casas. As crianças brincavam sobre o lixo antigo, porém, com as obras do governo, moramos num lugar melhor e a cidade toda também se transformando em outra”, disse Santos.

Sair da versão mobile