Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Governo segue com novas obras de saneamento integrado em Porto Walter

Os investimentos do governo do Acre em saneamento integrado modificam radicalmente o cenário urbano de Porto Walter. Neste segundo semestre, novas frentes de serviços de infraestrutura estão sendo executadas pelo Departamento de Pavimentação e Saneamento do Acre (Depasa).

O município recebe um investimento da gestão Tião Viana de R$ 20 milhões em obras de saneamento e, consequentemente, em saúde pública, pois impacta positivamente na redução da mortalidade infantil e internações hospitalares, o que eleva a qualidade de vida dos seus 11 mil habitantes.

Os serviços de ampliação de rede e produção de distribuição de água tratada, para um fluxo de 24 horas por dia, coleta e tratamento de esgoto em todo área urbana e a pavimentação em 13 quilômetros de ruas avançam significativamente neste período de verão amazônico.

“O ritmo de trabalho aumentou significativamente nas últimas semanas. Estamos atuando numa rua estratégica, a que dá acesso à pista do aeródromo da cidade, que estava numa situação critica, e agora aplicamos um novo pavimento, assim como na Travessa Beira Rio, que melhora o acesso dos alunos a uma escola próxima, além elevar a qualidade vida da população que reside no local”, destaca o diretor-presidente do Depasa, Moisés Diniz.

O referido cronograma de obras constitui o Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre (Proser), onde Porto Walter também é contemplado com mais 300 unidades de ligações domiciliares de água e 700 de esgoto, dois quilômetros de drenagem de águas pluviais e feita a extensão de cinco quilômetros da rede de abastecimento.

“Outros investimos são a construção de 50 módulos sanitários para famílias de baixa renda, além de três estações de tratamento de esgoto e quatro estações elevatórias. As obras também contemplam uma rampa de concreto armado e o terminal de transbordo para o porto da cidade”, informa o diretor-técnico do Depasa, Anderson Mariano.

Uma parte do município que certifica esta nova realidade é o bairro Floresta, que até meados do ano passado era conhecido como “bairro do lixão”, pois estava numa área próxima a um deposito de lixo, porém isso ficou no passado, pois o local foi limpo, recebeu toda infraestrutura e melhorou a vida dos moradores, como relata a autônoma Maria dos Santos.

“Tudo mudou. Antes destas obras do governo, aqui era a região mais suja da cidade e poucos moradores se atreviam a fazer suas casas. As crianças brincavam sobre o lixo antigo, porém, com as obras do governo, moramos num lugar melhor e a cidade toda também se transformando em outra”, disse Santos.

Sair da versão mobile