Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Lourival Marques relata que produtores do Juruá estariam proibidos de comercializar farinha amarela

O deputado estadual Lourival Marques (PT) denunciou ontem, 21, durante pronunciamento na Aleac, que produtores da região do Vale do Juruá estariam proibidos de comercializar farinha amarela para outras regiões do país, em especial o Nordeste, por suspeita de usarem uma substância proibida na fabricação, o açafrão.

A vedação, de acordo com o parlamentar, partiu da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na qual baixou uma portaria proibindo a venda. Ele frisa que a determinação tem gerado prejuízo aos produtores.

“O que está acontecendo com os produtores de farinha da região do Juruá é preocupante. A Anvisa publicou uma nota proibindo a venda dessa farinha para todo o Nordeste. Toda farinha que era comercializada nesses locais está dentro de um galpão armazenada, gerando prejuízos para os produtores rurais”, disse ao alegar ainda que essa mesma portaria permite o uso de corantes naturais e que o açafrão é um corante natural.

“Alegam que apenas corantes naturais podem ser utilizados e que não existe norma que regularize o uso de açafrão, que é um produto natural. Isso é uma falta de responsabilidade desse Governo Federal. Por não ter uma legislação específica, centenas de trabalhadores estão sendo prejudicados”, alega.

Marques pontuou ainda que o governador Tião Viana (PT) pediu urgência para solucionar o caso. “O governador Tião Viana pediu urgência para solucionar esse caso. Enquanto isso, um senador que nasceu no município de Cruzeiro do Sul cruza os braços e nada faz por essas pessoas. Mas, com muita luta iremos solucionar esse problema”, salientou.

Sair da versão mobile