Um adolescente de 17 anos foi levado para a delegacia suspeito de ferir um agente socioeducativo nas costelas com um estoque, espécie de arma artesanal. O caso ocorreu no Centro Socioeducativo Aquiry, em Rio Branco, no início da noite de segunda-feira, 30.
A direção do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE-AC) informou que a agressão ao servidor foi uma retaliação dos menores. O agente foi levado para o hospital e, segundo o ISE, está fora de perigo.
O diretor-presidente do ISE, Antônio Azevedo, explicou, ontem, 31, que os agentes tinham estavam fazendo uma revista nas celas quando houve a confusão. O servidor abriu a cela onde o adolescente estava e pediu para os ocupantes irem para o fundo da cela.
“O procedimento é que o adolescente fique no fundo quando alguém vai abrir as celas. Ele obedeceu, mas em seguida veio para cima. Os outros educadores colocaram o menino no chão, o algemaram e em seguida levaram para delegacia. Colocou para acertar o pescoço do educador, mas, como fizemos várias instruções o educador fez uma defesa e foi ferido nas costelas”, destacou.
Azevedo contou também que o reforço nas revistas ocorreu após a direção detectar vazamento de informações de dentro da unidade. Segundo o ISE, o servidor ferido havia sido transferido recentemente para a unidade para reforçar a segurança.
“Estavam passando algumas informações para fora, coisas de comunicações indevidas. Em retaliação a essas medidas, os menores resolveram encorajar outro menino, que não tinha por que fazer isso, para tentar contra a vida de um educador”, detalhou.