Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeita Socorro Neri anuncia obras e modernização no Transporte Coletivo

Com objetivo de garantir a mobilidade dos usuários do transporte coletivo e torná-lo mais seguro e confortável, a prefeita de Rio Branco, Socorro Neri e o superintendente da Rbtrans, Gabriel Forneck, assinaram ordens de serviços para obras no Terminal Central, convênio com a secretaria de Segurança Pública do Estado e lançaram aplicativos e campanha educativa. O evento realizado no auditório da Prefeitura, contou com a presença do secretário Estadual de Segurança, Vanderlei Thomas, do comandante da Polícia Militar, Cel. Marcos Kimpara, do presidente do Sintpac, Francisco Marinho e do presidente da Associação dos Permissionários do Terminal Central, Francisco Mesquita.

As obras no Terminal Central serão executadas com recursos próprios da prefeitura e começam de imediato. Haverá alteração nos locais de embarque e desembarque, que serão separados por gradis e catracas. O recuo da plataforma 1 passará a ser igual às demais. A iluminação será toda com lâmpadas LED. Haverá sinalização indicativa e um totem com mapas táteis em braile para os deficientes visuais.

A prefeita Socorro Neri ressaltou que apesar do momento de crise financeira, a Prefeitura vai investir mais de R$ 100 mil no Terminal, “para assegurar uma melhor dinâmica de utilização do espaço, o que já era esperado pelos permissionários, trabalhadores do sistema e usuários”, citou ela, explicando ainda que haverá renovação até dezembro de 10% da frota de ônibus da capital, que vai ganhar um ônibus articulado (sanfonado).

Aplicativos – Como parte das ações de modernização do sistema de transporte coletivo, a Prefeitura, por meio da Rbtrans, lançou dois aplicativos que serão utilizados por usuários e agentes de trânsito.

No aplicativo ‘Meu ônibus’, que pode ser baixado gratuitamente em celulares, os usuários terão informações precisas sobre os horários de chegada dos ônibus nos pontos de parada, linhas e rotas. Para Gabriel Forneck, superintendente da Rbtrans, o aplicativo Meu Ônibus “possibilita ao usuário, se programar para compromissos e acompanhar toda a rota do ônibus que vai pegar para chegar ao destino”.

Outro aplicativo apresentado foi o Rbtrans Legis, onde está disponível toda a legislação municipal, estadual e federal de trânsito, bem como as leis sobre os transportes de taxi, mototaxi e transporte de chamada por aplicativo. Forneck explica, que “além dos usuários, o aplicativo será muito útil para os agentes de trânsito do Detran e da Rbtrans.  O aplicativo será sempre atualizado”.

Prefeitura auxilia na Segurança Pública – A prefeita Socorro Neri e o secretário Estadual de Segurança, Vanderlei Thomas, assinaram Convênio de Cooperação, que permite à secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) acessar as 93 câmeras instaladas no Terminal Central de ônibus e na Rodoviária de Rio Branco.

O secretário enalteceu a prefeitura, que “mesmo não tendo a atribuição constitucional de lidar com a Segurança Pública, a prefeitura de Rio Branco dá sua contribuição para a prevenção de pequenos delitos e crimes e também para a identificação e responsabilização de infratores e criminosos por meio das câmeras que faz o monitoramento 24 horas”, disse Vanderlei Thomas.

Socorro Neri lembrou que no Terminal Central e na Rodoviária, circulam cerca de cem mil pessoas diariamente, e já anunciou que a Prefeitura, por meio da Rbtrans, também vai instalar câmeras nos seis Terminais de Integração da cidade.

Campanha educativa – Com a intenção de preservar os espaços e bens públicos e garantir os direitos de quem tem prioridade no transporte coletivo, a Rbtrans vai realizar, em parceria com a secretaria Estadual de Educação e Polícia Militar, campanhas educativas em escolas públicas do ensino médio, principalmente, as localizadas na região central da cidade.

A campanha será iniciada pelas Escolas José Rodrigues Leite, Colégio Acreano e Neutel Maia.

Para a prefeita Socorro Neri, a ação “vai proporcionar que os jovens sejam protagonistas de um novo momento no transporte coletivo de Rio Branco, com maior responsabilidade”.

 

 

 

 

 

Sair da versão mobile