X

PT registrou ontem chapa de Lula para disputar a Presidência da República

Former Brazilian President Luiz Inacio Lula da Silva gestures during a news conference after being convicted on corruption charges, in Sao Paulo, Brazil July 13, 2017. REUTERS/Nacho Doce

O Partido dos Trabalhadores oficializou ontem, 15, a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na corrida presidencial. A candidatura de Lula, porém, pode gerar questionamentos na Justiça porque, além de estar preso, o ex-presidente se encaixa nos critérios da Lei da Ficha Limpa, segundo a qual fica inelegível quem for condenado por órgão colegiado da Justiça.

O TSE tem prazo até 17 de setembro para fazer uma análise inicial dos registros. Depois desse prazo, ainda será possível analisar recursos. De qualquer decisão, cabe recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Ao tomar posse na presidência do Tribunal Superior Eleitoral, na última terça-feira, 14, a ministra Rosa Weber disse que uma candidatura que não sofrer impugnação pode ser indeferida “de ofício” pelo ministro relator, isto é, sem necessidade de abertura de processo e de julgamento pelo plenário.

Vice – O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, foi apresentado ao tribunal como candidato a vice-presidente. Caso o registro da candidatura de Lula seja impugnado, o PT lançará Haddad como candidato a presidente e Manuela d’Ávila (PC do B) como vice.

Marcha em Brasília – Manifestantes favoráveis ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniram em uma marcha no Distrito Federal, na tarde de ontem, 15, em apoio ao registro da candidatura do político à Presidência da República.

Até as 17h de ontem (horário de Brasília), a PM calculava cerca de dez mil pessoas no ato, porém, os organizadores afirmam que cerca de 50 mil militantes compareceram ao ato. (Com informações G1 Brasília)

 

A Gazeta do Acre: