Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Sem atingir meta, vacinação contra sarampo e pólio terá novo ‘Dia D’ neste sábado

A campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite encerra nesta sexta-feira, 31, segundo o Ministério da Saúde. Porém, os estados que não atingiram a meta, entre eles o Acre, deverão abrir os postos de saúde para mais um Dia D neste sábado, 1.

Até o momento, cerca de 64% das crianças de 1 ano a menores de 5 anos foram imunizadas. Mais de 22 mil crianças faltam ser vacinadas. A meta é de vacinar 90% do público-alvo.

Dados do Ministério da Saúde mostram que 3,3 milhões de crianças em todo país ainda precisam ser imunizadas. A meta do governo federal é vacinar pelo menos 95% das 11,2 milhões de crianças na faixa etária estabelecida.

O único estado que cumpriu a meta foi o Amapá com 99,81% para pólio e 99,43% para sarampo. Rio de Janeiro e Distrito Federal são os que têm pior cobertura vacinal.

No Acre, apenas Santa Rosa do Purus e Epitaciolândia atingiram a meta. O município de Porto Walter é o terceiro com maior cobertura vacinal com mais de 89%, seguido de Plácido de Castro com 87%. A capital acreana aplicou mais de 13 mil doses, ficando com 54% de cobertura. Sena Madureira tem a pior cobertura com 50%.

Este ano, a vacinação ocorre de forma indiscriminada, o que significa que mesmo as crianças que já estão com esquema vacinal completo devem ser levadas aos postos de saúde para receber mais um reforço.

A coordenadora de Imunização do estado, Dora Holanda, explica que no caso da vacina contra sarampo, todas as crianças com idade entre um ano e menores de cinco anos devem receber uma dose da tríplice viral, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

Vale ressaltar que já foram confirmados quatro casos de sarampo no Acre. Outros nove foram descartados. Do total, são três casos registrados em Rio Branco e um no município de Capixaba, segundo a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre).

 

 

Sair da versão mobile