X

Cerca de 47% dos eleitores possuem baixa escolaridade no Acre

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou os dados estatísticos do eleitorado brasileiro que irá às urnas no dia sete de outubro. No Acre, o grau de instrução dos eleitores evoluiu em relação a última eleição para os cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal e estadual, ocorrido em 2014.

De acordo com os dados, cerca de 5,2% do eleitorado acreano possui o ensino fundamental completo, enquanto os com ensino fundamental incompleto representa 21,3 %.

Outros 11,7% declararam saber somente ler e escreve e 9,4% afirmaram ser analfabetos. A baixa escolaridade dos eleitores representa 47,6% da população votante.

Os eleitores com ensino médio representam 21,4% e 15,2 % médio incompleto. A pesquisa revela ainda que o eleitorado com nível superior é de 9,2. Outros 6,3% alegam ter formação superior incompleta.

Os dados estatísticos são disponibilizados de acordo com informações repassadas pelo eleitor durante o processo de atualização e cadastro de eleitores junto a Justiça Eleitoral.

Comparativo

Nas eleições 2014, o grau de instrução dos eleitores na sua maioria era composto de pessoas com baixa escolaridade. Quem liderava o ranking era os eleitores com ensino fundamental incompleto que somavam 24,50%, os com ensino fundamental completo representava apenas 5,36%.

Outros 15,17% sabiam somente ler e escreve e 11, 86% eram analfabetos. A baixa escolaridade dos eleitores representava 56, 89% da população votante.

Os eleitores com ensino médio representavam 16,29% e 14,44% médio incompleto. O eleitorado com nível superior era um dos baixos, 7, 16%. Cerca de 5, 18%  dos eleitores tinham curso superior incompleto.

A Gazeta do Acre: