O governador Tião Viana entregou na manhã desta quinta-feira, 27, mais 56 unidades habitacionais a custo zero do Loteamento Andirá, em Rio Branco.
Em agosto, o governo entregou as primeiras 48 unidades do conjunto habitacional, que terá 344 residências entregues até o Natal. Ao todo, o investimento foi de R$ 27 milhões financiados pela Caixa, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida.
Com a entrega, Tião Viana chega a quase 14 mil unidades habitacionais entregues em sua gestão – fato que o torna o governador do Acre que mais entregou casas para famílias moradoras de áreas de risco de alagação e desbarrancamento.
“Superamos todas as barreiras burocráticas desse conjunto e agora estamos realizando a entrega de um lar, a entrega de um abrigo para as famílias construírem paz aqui. São famílias que moravam em locais como o Beco do H, com esgoto a céu aberto, e agora recebem uma casa com dignidade pra uma nova vida”.
Mudança pela cidadania
Segundo a secretária de Habitação, Janaína Guedes, as famílias contempladas moravam em áreas de risco que sofreram interdição do Governo do Estado e Prefeitura, o Beco do H e a Embratel.
“Elas recebiam o aluguel social e agora abandonam esse benefício para receberem aqui suas casas com dignidade e cidadania por parte do Governo do Estado.”
Entre os contemplados está Kátia Holanda da Costa, que já se prepara para fazer a mudança. Ela, o marido e os cinco filhos irão morar no Loteamento Andirá.
“Eu morava na Embratel e lá desbarrancou tudo, a chuva levou tudo. Imediatamente a Defesa Civil tirou a gente de lá no ‘vaptvupt’ e a prefeitura disse que ia nos colocar num programa de habitação. E hoje tá aqui a chave, todo mundo tá vendo e eu estou muito feliz com todos aqui contemplados. Eu agradeço primeiro a Deus, depois o governador por essa vitória que nos deu.”
As unidades habitacionais entregues são estilo sobrado, com sala de estar, cozinha, banheiro, dois quartos e área de serviço.