X

Marcus Alexandre recebe apoio de indígenas de Assis Brasil

Lideranças e professores das etnias Manchineri e Jaminawa dos Rios Acre e Yaco, andaram um dia de barco para chegar até Assis Brasil, onde se reunirem com o candidato ao governo do Acre, Marcus Alexandre e declararam apoio a sua candidatura. O vereador Lázaro Manchineri esteve no encontro, quando os indígenas também declararam preferência pelos candidatos ao senado Jorge Viana e Ney Amorim.

Os dois grupos entregaram cartas com anseios relacionadas à educação, saúde, esporte e tecnologia. O professor Jaime Manchineri, da Aldeia Nova União, localizada na cabeceira do Rio Acre, conta que lá necessitam de mais agentes de saúde, professores indígenas e também querem realizar os Jogos Indígenas. “Jorge Viana nos deu escolas padrão, professores bilingues e agora queremos computadores e fazer nossos Jogos. Sabemos que podemos confiar em Marcus Alexandre, por isso andamos um dia de barco para dizer que sim, estamos com ele”.

Os mesmos anseios foram apresentados pelo professor Durinis Jaminawa, da Aldeia Três Cachoeiras. “Uma vez estávamos em uma viagem pelo Rio Yaco de varejão e levaríamos quase um mês para chegar ao destino. O Jorge Viana nos encontrou, providenciou motores para nós e fizemos o trecho em apenas dois dias. É essa consideração que sabemos que vamos ter também por parte do Marcus Alexandre”, comentou o professor.

Marcus Alexandre reafirmou seu compromisso de trabalho com os povos indígenas, citando que já esteve em aldeias em Feijó, Tarauacá, Jordão, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter. Assegurou ações na saúde, educação e garantiu a eles o protagonismo na escolha da liderança que será o gestor das questões indígenas no Estado. O candidato também apresentou proposta de construir Casas de Apoio para os povos indígenas nas cinco regiões do Estado. “Antes do governo de Jorge Viana, somente o governo federal se ocupava das questões indígenas e ele mudou esse quadro. Agora nós vamos avançar nessas conquistas”, ressaltou.

Para o senador Jorge Viana a sensação é de dever cumprido com relação aos indígenas que agora conseguem manter os filhos nas escolas e ter acesso à saúde, nas próprias aldeias. “O nosso governo foi o primeiro que reconheceu que os índios têm os mesmos direitos que os brancos que vivem nas cidades e Marcus Alexandre vai reforçar ainda mais essas ações. Saber desse apoio deles é a certeza de que seguimos um bom caminhos com esses povos, que merecem toda nossa atenção e ações concretas”, concluiu o senador, candidato a reeleição.

Lideranças e professores Manchineri que foram ao encontro com Marcus Alexandre: Professor Mateus, da Aldeia Extrema; Manoel do Lago Novo; Sérgio da Cachoeira; Risomar da Alves Rodrigues; Kátia da Água Preta; Leandro, da Laranjeira; Arnaldo da Santa Cruz; Jair Salomão da Jatobá; Lili Brasil da Peri; Ronaldo da Mulateiro; João Sebastião da Santa Rosa; Evaldo da Vida na Floresta; Jaime da Nova União e Decicly da Nova Esperança.

Lideranças e professores Jaminawas que foram ao encontro: Luís Abel da Guajará; Raimundo da Boca do Riozinho; Jurandir da Betel; Zé Pequeno da Cujubim; Zé Paulo da Salão; Osvaldo da Boca do Mamoadate; Alidão da São Lourenço; Francisco Xavier da Ananai; Durines das Três Cachoeiras; Santo da Nova Vida; Leandro da Liberdade e Raimunda da Maria Montesa.

A Gazeta do Acre: