Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Organizadores apresentam atrações na 12ª edição da Parada do Orgulho LGBT em Rio Branco

A 12ª edição da Parada do Orgulho LGBT acontece neste domingo, 30. Nesta quinta-feira, 27, os organizadores da Semana Acreana de Diversidade anunciaram em entrevista coletiva as atividades previstas para o evento de encerramento da ação que tem como tema “Seu Voto Vale a Sua Vida!”.

De acordo com o presidente do Fórum de ONGs LGBT do Acre, Germano Marino, na Parada participam famílias, crianças, pais, avós, cidadãos de diferentes credos, idades, raças e etnias. Neste sentido, se faz necessário algumas regras para evitar abusos ou excessos que possam atrapalhar a manifestação realizada de forma colorida e animada da vida.

Ele frisou ainda que é preciso desconstruir o ato como um carnaval fora de época. “Não é festa, é revolução. As pessoas precisam entender porquê elas estão ali, que o voto delas é importante. Queremos um ambiente alegre, festivo, mas de manifestação”.

A concentração da Parada começa no Colégio de Aplicação, e segue pela Av. Getúlio Vargas até o Palácio Rio Branco, local escolhido para o ato. Na Praça do Palácio Rio Branco acontecem shows e apresentações de bandas e artistas locais.

Vale ressaltar que o trânsito estará parcialmente fechado na Av. Getúlio Vargas e demais ruas que cruzam ela durante a tarde e noite. Às 20h, acontece o show nacional da Banda Mais Bonita da Cidade, e dos Los Porongas.

Os dois shows são em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) no projeto Aldeia Caiçuma das Artes 2018.

A Parada do Orgulho LGBT conta com o apoio do Centro de Atendimento à Vítima (CAV), Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Rbtrans, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

(Foto/ Ramon Aquim)

O que NÃO É LEGAL na Parada?

Atentado ao pudor, andar nu ou seminu;

Atos obscenos;

Brigas e agressões;

Garrafas de vidro, pois podem servir de arma, se cair ou quebrar podem machucar os participantes;

Drogas ilícitas;

Bebida e direção, a organização aconselha o uso de transportes públicos ou alternativos;

 

O que É LEGAL na Parada?

Toda e qualquer manifestação de paz;

Toda e qualquer manifestação de carinho;

Cartazes, faixas, fantasias e reivindicações;

Participação de familiares na luta contra a discriminação;

Respeito com o outro;

 

Sair da versão mobile