A abertura da XII Semana da Diversidade do Acre ocorreu nesta segunda-feira, 24, com a entrega do Troféu “Rogério Sábio da Paciência” a personalidades ligadas aos setores do executivo, jurídico, médico, cultural, educacional e artístico, que contribuem na luta contra a LGBTFobia e pelo fim do preconceito e discriminação.
Este ano, os que receberam foram Rubby Rodriguês, vice presidente da Associação de Travestis e Transexuais do Acre e Michelle Queiroz, artista e militante dos Direitos Humanos LGBT. Além dos procurados do Ministério Público do Estado do Acre, Sammy Barbosa Lopes e Patrícia de Amorim Rêgo.
O juiz Edinaldo Muniz dos Santos e a Defensora Pública Geral do Estado do Acre, Roberta Caminha Melo foram homenageados. E os vereadores Rodrigo Forneck, Jackson Ramos e Eduardo Farias, também foram agraciados, além da prefeita de Rio Branco, Socorro Neri.
A XII Semana da Diversidade do Acre ocorre até o próximo dia 30 de setembro com vasta programação e possui como lema “Seu Voto Vale a Sua Vida!”, justamente pela necessidade de conscientizar a população LGBT da importância da representação que defenda os direitos humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT).
Nesta terça-feira, 25, ocorre a palestra “A Questão de Gênero no Ministério Público Brasileiro”, proferida pelo Procurador do Trabalho Eduardo Varandas Araruna, especialista em Ciências Jurídico-Processuais pela Universidade de Coimbra. A ação ocorre no auditório do MPAC, a partir das 14h.
Além disso, ocorre até o dia 29, a Copa Diversidade. Que é um Torneio de Futsal Feminino de mulheres Lésbicas e Bissexuais, as partidas acontecem às 19h, na Quadra Poliesportiva do Bairro 6 de Agosto. Além de apresentação de filmes e mostras.
São parceiros e apoiadores do projeto o Tribunal de Justiça do Estado do Acre, Ministério Público do Estado do Acre, Defensoria Publica do Estado do Acre, Centro de Atendimento à Vítima (CAV), Universidade Federal do Acre (Ufac), Conselho Estadual de Combate à Discriminação LGBT (CECDLGBTAC), Fórum Estadual de ONG LGBT, Fórum de Saúde do Acre, Bial Som e Sesc Acre.
Além do Governo do Estado e da Prefeitura de Rio Branco, através de suas respectivas secretarias.