Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acadêmicos da FAAO representam o Acre em Campeonato nacional de debates

FOTO/ BRUNA MELLO

Os acadêmicos do curso Direto da Faao, Neivo Pacífico e Alexandre Fontenele, serão os representantes do Acre na V edição do Campeonato Brasileiro de Debates. O evento ocorre nos dias 6, 7, 8 e 9, em Brasília. Mais de 80 duplas de todo o país devem participar da disputa.

Além disso, os competidores participarão do II Congresso Nacional de Discurso, Argumentação e Oratória que acontece nos dias 5 e 6. O campeonato é realizado pelo Instituto Brasileiro de Debates (IBD).

Segundo a coordenadora adjunta do curso de Direto da Faao, Tatiana Carbone, o objetivo é aprimorar a oratória e incentivar o estudo da comunicação e argumentação jurídica em todos os cursos. Afinal, a comunicação eficaz é fundamental para o exercício de qualquer profissão.

“Uma das finalidades da nossa Sociedade de Debates é incentivar os acadêmicos a preservarem a identidade própria. A comunicação que nós promovemos é uma comunicação natural, nós buscamos fazer com que o acadêmico valorize sua identidade por que todos nós temos uma forma diferente de se expressar. Nós não buscamos copiar nenhum grande orador, nós nos inspiramos”.

Os temas abordados durante o evento são variados. Na final do campeonato de 2015, por exemplo, os concorrentes tinham que argumentar contra ou a favor à seguinte moção: “Esta Casa acredita que Tiririca faz bem à democracia brasileira”.

Já em 2017, os debates incluíram o governo Temer, a crise na Venezuela, financiamento público, festas populares, delação do sistema tributário.

Nesta edição, além de três temas surpresa, os participantes poderão escolher entre startaups, política no esporte, paralisação dos caminhoneiros, política externa, agrotóxicos e proclamação da república. A dupla tem 10 minutos para fazer a sustentação oral.

Oratória e mercado de trabalho

Para Neivo Pacífico, o torneio é uma oportunidade de aperfeiçoar a oratória e comunicação – o que é uma forma de ganhar destaque no mercado de trabalho. “A nossa professora [Tatiana Carbone] sempre pregou que um bom advogado para ter sucesso e sobressair no mercado, que é muito competitivo, precisa ter uma boa oratória, uma boa expressão. E eu tomei isso como base”.

O acadêmico que cursa o 5º ano de Direito pretende advogar e ingressar na carreira de promotor de justiça. “A Sociedade de Debates veio para agregar e trabalhar esse nosso lado da informação, dicção, que são ferramentas que nós vamos ter que moldar cada dia mais. Vejo como uma forma de trabalhar o nosso lado profissional”.

Sobre a expectativa em relação ao campeonato, Pacífico afirma que a dupla está preparada para a disputa. “Nossa perspectiva é uma das melhores. Falei para o Alexandre que nosso carro chefe é participar e que a vitória é consequência disso. É claro que a responsabilidade vai ser muito grande por que nós estamos levando não só a instituição, mas o estado do Acre e a região Norte. Vamos mostrar para os outros estados que o Acre tem pessoas preparadas para o mercado de trabalho, para debater qualquer tipo de assunto”.

 

Sair da versão mobile