Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rede Social: acreana dá dicas e encurta distância entre o desemprego e um posto de trabalho

Raquel Albuquerque

Não é segredo para ninguém que o desemprego corrói muitas famílias brasileiras. De acordo com o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de desempregados no Brasil chega a 12,9 milhões de pessoas.

Na contramão desse processo, uma acreana tem feito à diferença através das redes sociais. Levando informações, dicas e mostrando um pouco da sua experiência para que outras pessoas deixem essa cruel estatística.

De uma forma leve e objetiva a gerente comercial que possui formação em Recursos Humanos, Raquel Albuquerque, oferece dicas desde a elaboração de um bom currículo, até como se vestir para uma entrevista de emprego.

O retorno foi quase imediato, os posts com esses temas foram publicados há uns três meses. E o boom de seguidores tem umas três semanas. “Fiquei assustada. Mas adoro trabalhar com pessoas”, comentou ela.

A maior parte do público que ela atende são de jovens. Inclusive Raquel planeja a realização de um curso voltado para os adolescentes que saíram do Ensino Médio, fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não atingiram uma nota para entrar no curso superior.

“Esse curso pode ajudar esse jovem a entrar no mercado de trabalho antes da formação. Com as ferramentas certas é possível conseguir um posto de trabalho. Eu mesma fui mãe aos 15 anos e formei aos 30. Tive que dá um jeito para me sustentar nesse período e espero que minha experiência possa ajudar outras pessoas”, comentou. O curso deverá acontecer em dezembro e Raquel busca parceiros para a realização do evento que deve acontecer sem custos para os participantes.

Até lá, os interessados podem conferir as vagas em que ela divulga de maneira gratuita. “O que mais me assustou foi saber que tem gente que passa o dia todo na internet e desconhecia os sites e app´s de pra conseguir emprego. Através dessas ferramentas, o currículo da pessoa vai direto para o recrutador, não passa por terceiros. As chances são maiores”, comentou.

Esse tipo de iniciativa evita que o currículo impresso se torne papel de rascunho no empreendimento, alertou Raquel.

Além disso, é quase obrigatório um bom currículo possuir cursos voltados para a área pretendida. “Não importa se o curso é a distância ou não. O recrutador não vai querer saber. Ele quer saber se você sabe fazer o que está se propondo”, ressaltou Raquel.

Já para aquelas pessoas que estão buscando se aventura em outras áreas, Raquel é enfática. “Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida”, como já dizia Confúcio.

“Trocar uma área por outra e ainda sim ficar infeliz é uma troca que não vale a pena”, concluiu ela.

Três meses antes do natal é período certo para novas contratações no varejo em geral

Faltando um pouco mais de três meses para o Natal, a indústria e o comércio já começam a entrar no ritmo. Profissionais desempregados têm mais chance de conseguir emprego nesta época com as vagas temporárias e que podem se transformar em permanentes dependendo do desempenho do candidato nesse período. Raquel aponta que nesse período é bacana investir em procurar uma boa vaga.

Estima-se um aumento de 30% nessas oportunidades em relação ao mesmo período do ano passado. Os setores que mais devem contratar são indústria, logística e comércio.

Feedback

E para quem acha que esse lance de internet não ajuda em nada, Raquel fala com orgulho o retorno de pessoas que levaram as dicas dela a sério e deixaram o desemprego.

“Teve uma moça que não tinha uma roupa sequer para uma entrevista de emprego. Ela pegou uma blusa do irmão, uma calça de farda e um tênis do camelô. E foi. Conseguiu o emprego. Você não sabe como é gratificante saber que as pessoas podem se superar. Todos os dias”, falou emocionada.

A outra dica para essa moça, Raquel ressaltou que os três primeiros meses são cruciais para a permanência no emprego. “Falei. Dê tudo de você! O empregador vai ver”.

Seguem alguns app´s e sites em que é possível encontrar postos de trabalhos locais

1 – Utilize o “Trabalhe conosco”

Se você sabe em quais empresas gostaria de trabalhar, é importante fazer uma lista detalhada que contenha, como dados da vaga: área de atuação e objetivos, região de atuação, requisitos da função e demais informações.

Dados da empresa: nome, missão e valores.

Posteriormente, utilize os links “Trabalhe conosco” ou “Junte-se a nós” nos sites das empresas e envie seu currículo atualizado.

Com a lista, você pode controlar o envio de currículos e acompanhar, através do site, o processo de seleção para as vagas.

Inscreva-se em sites de recrutamento

Outra possibilidade para quem deseja encontrar emprego é inscrever-se em sites especializados em recrutamento. Porém, fique atento! Escolha sites confiáveis, pois há empresas que solicitam informações pessoais com intuito de vender serviços de natureza duvidosa.

Para isso, investigue a idoneidade das plataformas digitais e cadastre-se em serviços verdadeiramente seguros. Alguns deles estão descritos a seguir.

Jobbydoo

É um serviço que permite ao usuário acessar diversas vagas e filtrar conforme as necessidades do candidato (cidade de atuação, tipo de vaga, tipo de contrato – CLT, estágio, terceirizado, temporário – faixa salarial, carga horária etc.).

Catho

O Catho é um dos maiores sites de emprego e recrutamento no Brasil. Ele permite aos usuários encontrar vagas com facilidade e tem uma interface de busca bem completa.

No site, você pode criar seu perfil e editar informações pessoais e profissionais. Além disso, você pode receber notificações sobre vagas em seu e-mail.

Além de te deixar por dentro das oportunidades de emprego, o site oferece cursos de qualificação com certificação e outros serviços para aprimoramento profissional e pessoal.

Empregos.com.br

O site Empregos.com.br oferece uma rápida e simples busca de vagas em todo o Brasil. Ele também possibilita filtrar as oportunidades por empresas específicas. Além disso, você pode encontrar vagas em regiões definidas, área de atuação, nível hierárquico, entre outros parâmetros.

InfoJobs

O InfoJobs tem como diferencial uma seção voltada para quem pretende realizar concursos públicos no Brasil, sendo possível filtrar as oportunidades por nível de escolaridade, cargos e instituições responsáveis pelos concursos. Além disso, disponibiliza a visualização das vagas de empregos para quem deseja realizar buscas por palavras-chave, tipo de formação e outros.

Sine

O Site Nacional de Empregos, ou Sine, é uma boa opção para quem busca um serviço totalmente gratuito. Através da plataforma de utilidade pública, é possível encontrar quase um milhão de vagas. O site permite aos candidatos ter acesso a uma enorme gama de oportunidades em todo o país. Os usuários podem cadastrar seu currículo, filtrar as oportunidades por localização e função e enviar o CV para as vagas escolhidas.

 Foto : Thiago Freitas / Extra.
Sair da versão mobile