Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

A pedido da deputada Eliane Sinhasique, Aleac realiza sessão solene em homenagem aos fisioterapeutas

Atendendo a um requerimento da deputada Eliane Sinhasique (MDB), a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou na manhã de quarta-feira, 5, uma sessão solene em alusão ao Dia Mundial do Fisioterapeuta, comemorado no dia 8 de setembro.

Na oportunidade, a parlamentar destacou o papel da categoria na promoção da saúde. “Os fisioterapeutas desenvolvem funções indispensáveis ao sucesso dos programas de saúde física. São profissionais que precisam ser mais valorizados e reconhecidos por todos, sociedade e autoridades públicas”.

Disse mais: “O fisioterapeuta é um profissional que ajuda as pessoas a viver melhor, seja crianças ou idosos. Apenas um acamado, um cadeirante ou alguém com uma doença neurofuncional sabe o quanto é valioso retomar suas atividades. O simples gesto de vestir uma roupa, alcançado graças a fisioterapia, melhora a autoestima e qualidade de vida de quem tem alguma deficiência. Fico extremamente feliz por fazer esta homenagem a esses profissionais e estudantes aqui presentes, que serão futuros profissionais”, disse.

Aproveitando o ensejo, a deputada cobrou do Governo do Estado mais investimentos na área. “Estamos aqui para continuar reivindicando do poder público reconhecimento, melhorias das condições salariais e valorização desses profissionais. A oficina ortopédica do nosso Estado, por exemplo, está sucateada. Não há concursos públicos para fisioterapeutas nem piso salarial acordado com o Estado”, frisou.

Por fim, a deputado reforçou que a sessão tinha o condão de reconhecer e valorizar a categoria. “É uma atuação indispensável diante de tantas doenças incapacitantes em meio a violência urbana, acidentes de trânsito”.

Homenagem – Ao longo da sessão solene foram entregues certificados à doutora Meirele Resende, coordenadora do curso de Fisioterapia da Fameta, ao doutor Gustavo Moretti, coordenador do curso de fisioterapia da Uninorte e ao doutro Raimundo Castro, coordenador de núcleo de fisioterapia do Colégio Dom Bosco e precursor da fisioterapia no Acre. Além dos homenageados, participaram do ato solene estudantes e professores de fisioterapia.

 

 

Sair da versão mobile