No que depender do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), já está mais do que batido o martelo da venda da distribuidora da Eletrobras no Acre, a Eletroacre. O conselho emitiu parecer com aval para a aquisição, sem qualquer tipo de restrições, da Eletroacre para o grupo Energisa. O despacho foi publicado na edição de quinta-feira, dia 27, do Diário Oficial da União (DOU).
O grupo Energisa está adquirindo aproximadamente 86,71% das ações representativas do capital social da Eletroacre. A venda tinha sido definida em leilão, desde o final de agosto.
Em seu parecer, o Conselho conclui que a compra da Eletroacre é “incapaz de alterar a estrutura dos mercados de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica no país”.
No mesmo certame em que adquiriu a Eletroacre, a Energisa também arrematou a distribuidora da estatal de Rondônia, Ceron. A transação, inclusive, já foi aprovada pelo órgão regulador nesta semana.
A Energisa é uma sociedade holding que tem como principal atividade do grupo a prestação de serviços de distribuição de energia elétrica, e atua em 9 estados: Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; Minas Gerais; Paraná; Paraíba; Rio de Janeiro; São Paulo; Sergipe; e Tocantins. Concretizando os arremates de agosto, passará a atuar também no Acre e em Rondônia.