X

Criança sofre parada cardíaca em Manoel Urbano e é resgatada pela Harpia 01

“Se não fosse o uso da aeronave, essa criança teria ido a óbito”, declarou o comandante da aeronave.

Após sofrer uma parada cardíaca, em Manoel Urbano, uma criança de dois anos de idade precisou ser transferida para o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) às pressas, nesta terça-feira. Contudo, isso só foi possível graças ao resgate rápido realizado pelo helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) da Segurança Pública Harpia 01.

A criança estava internada no hospital de Manoel Urbano em estado grave e, após sofrer a parada cardíaca, a equipe médica daquela unidade solicitou ajuda ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), na Capital.

De imediato, o médico do Samu, identificado como Dr. Pedro, chamou a equipe do Ciopaer, comandada pelo coronel Kleiton Almeida, para realizar o resgate. Participaram ainda da operação o copiloto Nayck Trindade, agente de Polícia Civil, e o sargento Erivan Santana, agente da Polícia Militar.

“Fomos acionados via Samu para atender a uma ocorrência de insuficiência respiratória em uma criança de dois anos em estado grave. O médico do Samu nos acompanhou em todo o trajeto. Levamos cerca de 50 minutos de voo para chegar em Manoel Urbano. Chegando lá, o médico teve que fazer os procedimentos de estabilização para a criança embarcar. Depois, fizemos o embarque com o acompanhamento e monitoramento do médico”, relata o coronel.

Já havia anoitecido quando o helicóptero conseguiu pousar no 7º BEC, em Rio Branco. “Se não fosse o uso da aeronave, essa criança teria ido a óbito. Ela mora no Seringal Bragança, a cinco horas de barco de Manoel Urbano. Quando pousamos no 7º BEC, o Samu já estava esperando. A criança foi desembarcada e levada a uma UTI infantil para cuidados especiais, pois seu estado é grave”, aponta o coronel.

Esse foi o primeiro resgate realizado com a ajuda do helicóptero do Ciopaer da Segurança Pública Harpia 01 desde que a aeronave voltou às atividades, após período em manutenção. Inicialmente, o helicóptero foi usado para operações de segurança. “Esse resgate mostra a utilidade da aeronave. Está disponível para todos os acreanos em qualquer lugar”.

O retorno às atividades

O helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) da Segurança Pública Harpia 01 retornou às atividades na última sexta-feira, 14, após período parado em decorrência da troca completa das pás do rotor principal, além de uma manutenção de rotina após 600 horas.

Causado por desgaste decorrente de pousos e decolagens em áreas restritas (com areia e pedriscos), as pás do Hárpia 01 precisaram ser trocadas. Devido à ausência de empresas do setor no Acre e em estados vizinhos, foi necessário transportar os equipamentos em caminhão fretado até Minas Gerais. A burocracia dos procedimentos legais para tal serviço, bem como a greve dos caminhoneiros, atrasaram a demanda.

Seja no patrulhamento policial ou na prestação de socorro e resgate aéreo, além do apoio às ações de defesa civil e ambiental, a tripulação do Hárpia 01 está sempre à disposição.

Em 11 de setembro de 2009, o Centro Integrado de Operações Aéreas da Segurança Pública foi criado pelo Governo do Estado por meio do decreto estadual nº 4.564.

A Gazeta do Acre: