“Nós estamos falando de uma situação nova, um tipo de violência que a sociedade está sofrendo: tráfico humano. Esse assunto precisa ser colocado em pauta”. A fala é da deputada Eliane Sinhasique (MDB) ao comentar sobre a importância de aumentar o debate sobre o tráfico de pessoas no Acre.
“Antes não se dava muita importância a esse tipo de crime, mas o tráfico humano no Acre existe, as pessoas estão sendo levadas do nosso Estado para fora do Brasil. Semana passada uma mãe travou uma luta corporal com um bandido para evitar que ele levasse sua filha. Isso em plena luz do dia”. Segundo Sinhasique, um carro parou ao lado dessa mãe e uma pessoa tentou colocar a criança a força dentro do carro.
A deputada lamentou ainda a senhora não ter tido ajuda de ninguém que passava próxima ao local. “Essa mãe passou por isso e ninguém fez nada para ajudá-la. As pessoas achando que era briga de marido e mulher não fizeram nada. Se virem isso intercedam, pois estão querendo roubar as crianças à luz do dia. Precisamos redobrar os cuidados com nossos pequenos ao sair da escola ou em todo e qualquer momento que eles estiverem fora de casa”, alertou.
Por fim, pediu uma atenção redobrada por parte de nossas autoridades. “Esse tem que ser um trabalho em conjunto. Estado e sociedade. Nossas autoridades precisam estar mais atentas a esses casos que, diga-se de passagem, tem ocorrido a cada dia com mais frequência. A população deve também dar sua parcela de contribuição. Se virem atitudes suspeitas, denunciem. Vamos nos mobilizar contra esse tipo de crime”.