Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Força-tarefa de combate às queimadas e desmatamento alinha estratégias de atuação

As instituições que compõem a força-tarefa de combate ao desmatamento ilegal e queimadas se reuniram ontem, 18, para otimizar ações e debater estratégias de atuação conjunta. De acordo com os satélites de referência, Feijó, Tarauacá e Sena Madureira lideram os números de focos de calor no Estado.

O encontro deve ser constante porque a prática ilegal de queimadas torna o clima da maior parte de setembro propício às queimadas, com altas temperaturas e baixa incidência de chuvas. Mediante a situação, os órgãos de defesa e meio ambiente intensificaram as ações preventivas e de combate aos crimes ambientais desde junho, a fim de conscientizar a população.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Batista, afirmou que, além de coibir os focos de calor, está sendo enfatizado o trabalho de prevenção com a realização de palestras educativas em escolas e comunidades no interior do estado, tanto na área urbana quanto rural.

“É importante que as pessoas tomem consciência das consequências causadas à saúde e ao meio ambiente quando se pratica a queimada”, salientou.

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Edegard de Deus, por sua vez, garantiu a continuidade das operações. “Este é o quinto ano consecutivo que a gente faz o trabalho da força-tarefa e até que as condições climáticas e ambientais não estejam favoráveis às queimadas, estaremos combatendo e inibindo as ações”, garantiu.

O Plano de Prevenção e Controle de Desmatamento e Queimadas do Estado, lançado em junho, agrega as diretrizes que norteiam as estratégias, metas e ações do Estado no quadriênio 2017-2020 e tem como principal objetivo reduzir o desmatamento e a degradação da vegetação nativa, assim como controlar as queimadas florestais, promovendo a manutenção dos serviços ecossistêmicos.

Sair da versão mobile