A duas semanas do primeiro turno das eleições, nova pesquisa Ibope aponta crescimento na candidatura de Fernando Haddad (PT). Ele chegou a 22% das intenções de voto, o dobro do desempenho do terceiro colocado, Ciro Gomes (PDT), que ficou com 11%. Jair Bolsonaro (PSL) continua na frente, com 28%, apenas seis pontos percentuais de vantagem sobre Haddad.
Geraldo Alckmin (PSDB) aparece, na sequência, com 8%; Marina Silva (Rede) com 5%; João Amoêdo (Novo), com 3%. Henrique Meirelles (PMDB) e Álvaro Dias (Podemos) estão 2%, cada. Guilherme Boulos (PSOL) ficou com 1% e os demais candidatos não atingiram 1%. Brancos/nulos somam 12%.
A pesquisa ouviu 2.506 eleitores em 178 municípios, entre sábado, 22, e domingo, 23. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 2 pontos, para mais ou para menos. O registro no TSE é BR-06630/2018. A pesquisa foi contratada pela TV Globo e ‘O Estado de S. Paulo’.
Pesquisa FSB/BTG – Novo levantamento FSB/BTG Pactual também aponta crescimento na candidatura de Fernando Haddad, que pulou de 16% para 23%, em relação ao levantamento da semana passada. Bolsonaro aparece com 33%, mesma porcentagem da última pesquisa.
Ciro Gomes (PDT) caiu de 14% para 10%. Geraldo Alckmin (PSDB) oscilou de 6% para 8% e Marina Silva (Rede) manteve os 5%. João Amoêdo (Novo) e Henrique Meirelles (PMDB) estão com 4%, Álvaro Dias (Podemos) tem 2%. Os indecisos somam 4%. Cerca de 7% disseram que não vão votam em ninguém e 2%, que votarão nulo ou branco.
A pesquisa foi feita entre 22 e 23 de setembro, com dois mil eleitores a partir de 16 anos, nas 27 unidades da federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais. Como os levantamentos da FSB/BTG são realizados por telefone, são considerados menos precisos que as pesquisas que vão às ruas e mapeiam melhor as várias faixas de renda.
O nível de confiança de 95% e o registro no Tribunal Superior Eleitoral é BR-03861/2018.