Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Segundo Dia D contra o sarampo e poliomielite acontece neste sábado

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o estado realizam neste sábado, 1, mais um Dia D de vacinação contra o sarampo para as crianças de 1 até menos de 5 anos, exceto as que já se imunizaram nos últimos 30 dias.

A medida se faz necessária porque, segundo dados do Ministério da Saúde (MS), até a ÚÇTIMA quinta-feira, 30, apenas o estado do Amapá havia atingido a meta de cobertura vacinal contra o sarampo e poliomielite em todo o país.

A tríplice viral é segura e a única forma eficaz de proteção contra o sarampo. No Acre, os municípios de Santa Rosa, Epitaciolândia e Assis Brasil atingiram a meta de 95% de cobertura vacinal estabelecido pelo MS.

O secretário de Estado de Saúde, Rui Arruda, destaca que todo o estado está preparado para a campanha, contando com equipes itinerantes que chegam até os locais de difícil acesso.

“Temos equipes municipais que contam com grupos itinerantes de saúde e se deslocam até os locais de difícil acesso para garantir que todos possam se vacinar. É importante que os pais levem as crianças até a unidade de saúde mais próxima, para que, além de alcançar a meta de vacinação, as crianças, principalmente, possam ficar imunizadas contra essas doenças”, declarou.

Até o momento, seis casos de sarampo já foram confirmados no Acre. De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Moisés Viana, o Acre está com 68% da cobertura vacinal.

“Até então já conseguimos vacinar 43 mil crianças. Ainda temos 20 mil para serem vacinadas nos próximos dias. O esforço que temos feito é válido para que possamos alcançar a meta preconizada de 95% de cobertura vacinal.”

Sair da versão mobile