X

Gazetinhas – 18.10.2018

*Chuvinha bem-vinda para aplacar o calor insuportável dos últimos dias…
*E o Friale já se empolga e anuncia a possibilidade de um forte frente fria para a próxima a semana.
*Friagem beirando o mês de novembro?
*Tá abirobado, El Brujo?!
*Ele não se emenda.
*A proximidade do final do ano tem provocado um clima de instabilidade também na Prefeitura de Rio Branco.
*É que muitos cargos comissionados, ainda da gestão do ex-prefeito Marcus Alexandre, estão preocupados com a reforma administrativa anunciada pela prefeita Socorro Neri.
*Entre eles, alguns secretários, nomes fortes que atuaram na última campanha.
*Com a virada do ano e a derrota do PT em nível estadual, existe a expectativa (e o temor) de que a prefeita irá querer compor uma equipe com DNA próprio.
*O que seria completamente compreensível.
*Pulso firme como tem demonstrado ser, Socorro Neri já estaria deixando claro internamente e publicamente, dado o teor de entrevistas recentes, de que não irá comprometer o equilíbrio da gestão municipal para absorver as “sobras” da FPA.
*O que também é absolutamente sensato, se ela quiser continuar desenvolvendo um bom trabalho.
*Enfim.
*Além dos comissionados, muitos concursados do Estado que estão cedidos para a prefeitura estão receosos, neste período de transição.
*Comunicados de que terão que se apresentar aos cargos de origem até 21 de dezembro, ficam naquele clima de ansiedade com o cenário que enfrentarão pela frente.
*Faz parte de toda mudança.
*Se serve de consolo, ruim mesmo é a situação de mais de 70 concursados (!) da Prefeitura de Manoel Urbano, que podem ser exonerados, em breve, para que o município cumpra a Lei de Responsabilidade Fiscal.
*Segundo o prefeito Tanísio Sá, do MDB, quando ele assumiu a prefeitura, o gasto com pessoal era de 83%…
*Sendo que a LRF determina que só pode ser gasto com folha de pagamento 54% da arrecadação total.
*O prefeito disse que já conseguiu baixar para 64%, mas ainda não é suficiente e, por conta disso, tem deixado de receber mais de R$ 14 milhões em recursos federais.
*A alternativa para evitar as demissões seria reduzir em 10% o salário dele, do vice-prefeito, dos secretários e de mais 395 servidores do município.
*Aquele dilema difícil de resolver, hein, prefeito?!
*E Rio Branco ganhou, este mês, uma nova concessionária, da marca Ford, mais um empreendimento ousado e, certamente, de sucesso do Grupo Recol.
*A inauguração ocorre hoje, a partir das 19h.
*Vamos lá dar uma moralzinha porque empreender e gerar empregos neste Estado, neste país, é algo que merece sempre ser comemorado.

Fabiano Azevedo: