Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acreanos planejam viagens no final do ano;confira dicas de como economizar mais

As agências de viagens oferecem pacotes nacionais com possibilidade de parcelamento em até 12 vezes e, dependendo do destino, com promoções especiais com o pagamento no boleto bancário. Isso tem atraído cada vez mais acreanos que sonham em passar o Natal ou o réveillon fora do Estado.

Faltando pouco mais de dois meses para o começo das férias, algumas agências em Rio Branco já percebem o aumento na procura por passagens e pacotes de turismo. Nesse período também, as companhias aéreas já estão com promoções, o que ajuda muito ao sonho caber dentro do orçamento.

De acordo com especialistas, o importante é não comprometer o orçamento com o pagamento ou com o parcelamento da viagem. Planejar com antecedência é o melhor caminho para economizar. Para isso, é bom observar destinos que estão em alta, para os quais agências de viagem costumam fazer promoções.

Os destinos mais procurados pelos acreanos são Salvador, Fortaleza, Brasília, Recife, Natal e Maceió.

Outro atrativo é que com o dólar em trajetória de queda, cotado abaixo dos R$ 4, também anima quem deseja viajar para o exterior.

Viagens mais baratas

Viajar de avião ficou mais barato entre abril e junho deste ano, segundo um levantamento feito pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O preço médio das tarifas registrou uma redução de 3,9%, ficando em R$ 334,84.

A maior queda de preços foi registrada no Acre (11,3%), segundo a Kayak, ferramenta de planejamento de viagens do mundo.

Confira dicas para economizar nas próximas viagens

Antecedência
Em relação às passagens aéreas, acompanhar a evolução dos preços com cerca de seis meses de antecedência é importante para saber quando as passagens estão mais baratas.

Em situações normais, comprar passagens para destinos nacionais com um mês de antecedência e para destinos internacionais de três a quatro meses antes pode garantir uma economia de até 25% em seu valor.

Para quem quer viajar para um destino doméstico no fim do ano, o momento ideal para a compra de passagens é agora. Depois disso, os preços tendem a aumentar.

 

Dia e horário de voo

Evitar horários de pico de voos também é uma dica importante: ir num sábado e voltar numa segunda-feira, em vez de ir numa sexta-feira e voltar num domingo, por exemplo, pode garantir uma boa economia, já que os voos com maior demanda são mais caros.

Escalas
Para os que têm tempo e disponibilidade, optar por um voo com escalas também reduz o preço da passagem e pode proporcionar a oportunidade de conhecer um novo destino.

Hotel
Em relação à hotelaria, é preciso atentar para a data da viagem. Para um feriado que caia numa sexta-feira, por exemplo, o viajante pode ir na quinta-feira à noite ou na sexta-feira de manhã. Viajando na quinta-feira, pagará uma diária adicional de hotel e mal aproveitará o destino, pois já chegará para dormir. Indo na sexta-feira de manhã, economizará uma diária, sem prejudicar muito o roteiro de viagem.

Tipo de hospedagem

É importante atentar para o tipo de hotel: os que têm um perfil corporativo costumam ser mais caros durante a semana útil, quando a demanda por eles é maior. Já os mais destinados ao lazer costumam ser mais caros nos fins de semana.

Pacotes
Escolher passeios e refeições na hora ou montar um roteiro prévio dificilmente apresentará uma diferença significativa no preço da viagem. Neste caso, a diferença está mais no perfil do viajante: há os que preferem pacotes e opções definidas por um operador, por exemplo, e os que preferem personalizar todos os detalhes da viagem de acordo com as próprias preferências.

Alertas
Vale a pena ativar um alerta de preços para saber quando as passagens estão mais baratas.

Sair da versão mobile