Um raio matou três crianças e deixou outras feridas na manhã desta quarta-feira, 10, em Sena Madureira. O acidente ocorreu quando as crianças estavam em uma embarcação a caminho da escola, atravessando o Rio Purus, na comunidade Estirão do Alcântara.
Segundo o soldado Estevão, do Corpo de Bombeiros daquele município, o condutor da embarcação está desaparecido. Equipes fazem buscas no manancial, mas, até o fechamento desta edição, o homem não foi encontrado. O soldado não soube informar o estado de saúde das crianças encaminhadas para o hospital.
Apesar de serem acidentes raros, os raios podem ser perigosos. De acordo com o Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a chance de uma pessoa ser atingida por um raio é algo em torno de 1 para 1 milhão.
Para evitar acidentes com raios, o grupo divulgou algumas recomendações. Entre as principais orientações está não sair para a rua durante tempestades. Caso esteja na rua procurar abrigo em lugares com proteção contra raios, carros, entre outros.
Caso a pessoa esteja dentro de casa, a recomendação é evitar o uso de telefone ou ficar próximo a tomadas, tocar em equipamentos elétricos ligados à rede também não é indicado.
Também deve ser evitado buscar abrigo em pequenas construções não protegidas, veículos sem capota, como motocicletas ou bicicletas, além de ficar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica.