O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou o envio de tropas federais para 357 localidades a fim de garantir a segurança do segundo turno das eleições, que ocorre neste domingo, 28.
No Acre, 11 municípios serão contemplados com o reforço militar, são eles: Rio Branco, Bujari, Porto Acre, Sena Madureira, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Brasiléia, Epitaciolândia, Assis Brasil, Feijó e Senador Guiomard.
Segundo o TRE-AC, um efeito de aproximadamente 1,6 mil homens vai ser destacado para atender municípios acreanos e amazonenses. Além do Acre, mais nove estados vão contar com o apoio das tropas federais.
Tanto no primeiro quanto no segundo turno os pedidos foram formulados pelos juízes das zonas eleitorais das respectivas unidades da federação. Os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), por sua vez, encaminharam a relação das localidades nas quais se faz necessária a atuação da Força Federal.
O Exército e Polícia Militar serão responsáveis pela segurança das urnas. Ao todo, 1700 policiais atuarão em parceria com as demais instituições para garantir o livre exercício da democracia.
“Quero agradecer o esforço extraordinário da corporação, de todos os oficiais e praças, que mais uma vez se farão presentes nas ruas para garantir a segurança do segundo turno das eleições 2018 e se houver qualquer ocorrência com urnas eletrônicas, ou relacionadas ao voto, o presidente da seção eleitoral deve ser comunicado”, disse o comandante da PM-Ac, coronel Marcos Kinpara.
Já a Polícia Rodoviária Federal vai fazer o patrulhamento das rodovias federais com reforço do efetivo. As polícias Federal e Civil vão distribuir o efetivo nos 22 municípios e o Detran, com apoio da RBTrans e Batalhão de Trânsito, ficarão responsáveis pela fluidez do transito urbano.