X

Democracia

Amanhã é dia de exercer a cidadania. Neste domingo, os rumos do nosso estado e do país devem mudar. Não sei bem como será o depois, afinal, nunca antes havia se visto tantos ânimos à flor da pele.

Estão todos bem? Algum ferido por aí? Muitas amizades rompidas?

De fato, esta foi uma campanha difícil e separatista. Nela, ou você era esquerda ou direita. Ou você era Lula ou Bolsonaro. Se não se pronunciar, alguém vai presumir algo por você. Não houve muito respeito, não houve muita tolerância e eu, particularmente, tive que me fingir de cega, surda e muda algumas vezes para não cair em provocações bobas.

As ideologias adversas se chocaram com forte impacto e é lamentável que tantas relações tenham se desfeito.

“É preciso vigiar para não sermos estimulados por desejos nada democráticos”

Ideologia, em um sentido amplo, significa aquilo que seria ou é ideal. Veja só como é subjetivo! O ideal para você pode não ser o mesmo para outra pessoa. E o que se busca com as eleições é a democracia.

O voto é universal, é democrático. Contudo, é preciso nos vigiar para não sermos estimulados por desejos nada democráticos. Pensar no melhor para o país, para o estado também precisa abranger os demais. Não podemos destinar o voto no candidato tal porque ele vai tirar garantias e direitos de outro grupo.

Ainda que essa campanha política tenha sido mais curta que as demais, sinto como se minhas energias tivessem sido sugadas. Quanta barbaridade li e ouvi! Aliás, comentários na internet são capazes de adoecer.

Não entendo, apenas, como um período que seria, tecnicamente, para apresentar propostas relevantes para a melhoria da vida da população se tornou uma guerra de ideologias, preconceito e intolerância.

Não vou me iludir, pois sei que não será um simples dia que irá separar tempos conflituosos de dias de paz, mas fico feliz com o fim da campanha eleitoral. Defendo o voto consciente e acredito em um amanhã melhor. Não precisamos esperar tudo dos políticos. Podemos fazer nosso bairro, cidade, estado, país prosperar e ser mais harmonioso por meio de nossas ações.

* Brenna Amâncio é jornalista

E-mail: brenna.amancio@gmail.com

Fabiano Azevedo: