Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Valor da empatia

Você sabe o que é empatia?

Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.

Parece complicado e até difícil de colocar em prática, mas não é. Nos tempos de hoje, com tanta intolerância, egoísmo e falta de amor, só estamos assim por falta de empatia. Isso significa, no final das contas, que não precisamos amar uma pessoa, mas precisamos ter respeito pelo que ela é e pelas escolhas que faz.

Não somos obrigados a concordar com ela ou fazer exatamente o que ela faz, mas temos a obrigação de respeitar. De nos colocar no lugar dela. Afinal, ninguém sabe as lutas que o outro está enfrentando.

É desagradável ver pedintes no semáforo. Alguns até tem alguma condição de expor a situação. Outros balbuciam algo e já partem para outro carro. Muitas vezes, no sol de lascar, essas pessoas podem até precisar de moedas, mas você pode dizer um não e sorrir.

“Você não sabe o poder de um sorriso na vida do outro”

Imagine a situação: um trabalhador que procura ser eficiente e correto em suas ações dentro da empresa. Mas, que um belo dia, acorda e pela manhã é surpreendido com uma mensagem via WhatsApp, em que seu chefe explica que não precisa ir trabalhar porque está oficialmente sendo dispensado.

Além das decisões legais cabíveis na Justiça, imagine como esse trabalhador se sente. Pode ser que ele até nem queria mais mexer nesse assunto, para evitar sofrer. Mas, esse chefe poderia ter tido o mínimo de empatia e boa educação.

Quantas pessoas já passaram por isso? Quantas ainda vão passar?

Mas, como eu acredito no ser humano, eu ainda tenho esperança de ver esse trabalhador dando a volta por cima. E, quanto a esse chefe que se diz temente a Deus, eu espero que ele coloque em prática o ensinamento bíblico mais conhecido e menos praticado: “amem uns aos outros assim como Eu os amei”.

BRUNA LOPES é jornalista

jornalistabrunalopes@gmail.com

Sair da versão mobile