X

Aphac comemora novo medicamento oferecido pelo SUS contra Hepatite C

O Ministério da Saúde publicou na terça-feira, 16, uma portaria que incorpora o medicamento Sofosbuvir em associação ao Velpatasvir para o tratamento da hepatite C no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O prazo para efetivar a oferta na rede pública é de 180 dias.

“Essa medicamento vai proporcionar a cura de hepatite C para todos os genótipos porque existe três, isso independente de carga viral. Antes, o protocolo utilizado exigia que tivessem carga viral 3 e 4, que são os graus mais avançados da doença”, explica o deputado estadual e membro da Associação dos Portadores de Hepatite do Acre (Aphac), Heitor Junior.

Segundo a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec, a associação entre o Sofosbuvir (400 mg) e o Velpatasvir (100 mg) será utilizada de acordo com o protocolo clínico para o tratamento da doença, além disso apresenta uma posologia bastante favorável e cômoda ao paciente (um comprimido ao dia).

“É um medicamento muito mais eficaz. Espero que tenha uma resposta positiva mais rápida, apesar de continuar sendo feito o tratamento durante doze semanas. Outra coisa boa é que não oferece efeitos colaterais, com uma cura de 100% em 90 dias. É um tratamento fantástico.”

Apesar de comemorar o resultado, o deputado critica a demora em disponibilizar o medicamento na rede pública de saúde. “Eles estão finalizando essa licitação, vai demorar ainda”.

Atualmente, segundo o deputado que já presidiu a Aphac, o Acre possui 80 mil pessoas infectadas pelo vírus, sendo que 40 mil não foram diagnosticadas, 20 mil estão em tratamento e outras 20 mil em acompanhamento médico.

 

 

 

 

Categories: Flash
A Gazeta do Acre: