A diretora da Biblioteca Pública do Acre, Helena Carlone, comentou sobre a mudança no horário de atendimento. O local agora funciona só pela tarde, das 13h às 19h. A mudança ocorreu devido à falta de pessoal. O local é considerado um ponto turístico em Rio Branco.
De acordo com a diretora, por conta do fim do contrato de trabalho no final do ano, alguns estagiários estão de férias e o quadro de servidores efetivos não é suficiente para atender a demanda.
Apesar disso, o atendimento continua até as 21h30 com a filmoteca. “A programação da filmoteca não vai ser paralisada”, garantiu Helena.
Vale ressaltar que as demissões devem ser apenas dos estagiários. A medida foi necessária, porque o prédio vai passar por reforma, e os estagiários tinham que ter um período de férias antes da rescisão contratual.
“Para manter os dois horários não tem estagiários suficientes. Temos de 10 a 11 pessoas que, na realidade, já mantemos dois horários. Vai abrir uma hora da tarde, vai até as 19h, mas o atendimento continua até as 21h30 com a filmoteca”, destacou.
Para a estudante Vanessa Silva, a medida pode prejudicar. “Saía cedo de casa para ir estudar na Biblioteca antes de ir às 13h para escola. Gosto do ambiente lá. Fará falta, principalmente agora que estamos próximos ao Enem”, comentou ela.