Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Briga pela suplência do vereador Manuel Marcos continua; Câmara busca o TRE/AC

E a dúvida sobre quem assumirá a vaga na Câmara Municipal de Rio Branco, que será deixada pelo deputado federal eleito Manoel Marcos, em janeiro próximo, continua. É que os pretensos suplentes já não pertencem mais a coligação detentora da vaga.

A fim de evitar erros, o presidente do parlamento municipal, vereador Manuel Marcos afirmou ontem, 16, que o Partido Republicano Brasileiro (PRB), do qual pertence, buscará junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AC), através de um advogado, resolver o assunto.

O partido tomou a decisão, segundo o parlamentar, após o empresário Matheus Almeida, filiado ao PRB, também se declarar “dono” da vaga.

“O Matheus me ligou perguntando se já poderia comprar o terno. Aliás desses pretensos suplentes com direito a vaga só ele e o Laércio da Farmácia me ligaram. O interesse de consultar o TRE é deles, mas a gente contratou um advogado para cuidar disso e tornar o processo seguro”, disse ao assegurar ainda que ‘a Câmara vai convocar o suplente que for orientado pela justiça eleitoral”.

Os pretensos suplentes – Em tese, a vaga deveria ser ocupada pela pastora Sandra Asfury, 2ª suplente. Ocorre que desde a eleição de vereador, em 2016, ela mudou de partido, encontrando-se agora no PSC. O mesmo caso acontece com a 3ª e 4ª suplência. Laércio da Farmácia, que ocupa a 3ª suplência, também mudou de partido. Agora está filiado ao PSOL. Francisco Piaba, 4º suplente, já não está mais no PRB.

Na ordem de suplentes, o único que ainda se mantém em um dos partidos da Coligação é Anderson Sandro (PDT), 5º suplente, que em 2016 recebeu 1.458 votos.

De acordo com a legislação eleitoral, a vaga pertence a coligação e não ao candidato. Portanto, quando o pastor Manuel Marcos deixar a Câmara de Vereadores, Anderson Santos é quem deveria ocupar o cargo, uma vez que concorreu pela coligação PRB-Podemos-PDT. Mas o empresário Matheus Almeida (PRB) decidiu também entrar a briga pela vaga.

Todos os pretensos suplentes já sinalizaram que vão brigar na justiça para assumir a vaga que será deixada por Manuel Marcos.

Sair da versão mobile