Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Criminosos queriam roubar arma em ação que matou o Dr. Baba, diz polícia

FOTO/ACERVO PESSOAL

Segundo a Polícia Civil, os bandidos envolvidos no assassinato do médico Rosaldo Aguiar, conhecido como Dr. Baba, de 49 anos, queriam roubar a arma da vítima. O médico morreu no último sábado, 27, em sua residência no município de Feijó.

Três pessoas foram presas acusadas de participar do crime. José Renê Avelino foi preso na tarde de domingo, 28. Felipe Rodrigues, 19 anos, e Lucas de Oliveira, 28 anos, foram presos no dia do homicídio. A polícia apreendeu duas armas utilizadas pelos criminosos, além da espingarda do médico.

Segundo o delegado de Feijó, Samuel Mendes, as armas foram encontradas em um terreno baldio próximo à casa de Baba. “O caso está em fase de finalização”, acrescentou.

Em entrevista a uma emissora de TV local, o delegado José Obtânio, de Tarauacá, explica que o jovem que estava com o médico no momento do crime sabia dos planos dos bandidos, sendo assim cúmplices.

“Em um primeiro momento, o amigo do doutor figurava como vítima, e num segundo momento ele passou de vítima a investigado. Fomos para um quebra-cabeça: onde está a arma do crime e a arma do Dr. Baba? Agora, vamos encaminhar as armas para o Instituto de Criminalística.”

Em nota de Pesar, o governador Tião Viana e a vice Nazareth Araújo externaram profundo pesar e decretaram luto oficial de três dias pela morte do médico.

“Doutor Baba salvou muitas vidas e ajudou com que a maternidade estivesse há um ano sem morte alguma. Uma pessoa que alimentava sonhos. Serviu desde 1988 no hospital da cidade passando por todas as áreas até se tornar médico. Recentemente, realizava também atendimentos médicos ao longo dos rios da região, em comunidades distantes das cidades. Dedicou sua vida à saúde da população do Acre e com jeito alegre, sorridente e trabalhador será sempre lembrado”, diz trecho do texto.

Missão interrompida

O médico, que construiu um barco hospital para atender ribeirinhos às margens dos rios da região de Tarauacá e Envira, iria começar mais um projeto em 2019.

Intitulado “O médico da família no seu seringal”, o projeto criado pelo Dr. Baba iria percorrer, a partir do dia 19 de janeiro, o Jordão, Seringal Alagoas, Seringal Tamandaré, Seringal Santa Luzia, Seringal Pacujá e Seringal Joacy.

A missão era realizar consultas médicas, pequenas cirurgias, cauterizações em geral, exames periciais para o INSS, aplicação do anti contraceptivo (Diu), ultrassonografias em geral e eletrocardiograma. Tudo custeado por Baba e parceiros de profissão. A equipe médica já havia sido escalada.

Sair da versão mobile