Parece que o calorão dos últimos dias vai passar. É que está previsto para chegar uma onda de frio polar ao Acre na quinta-feira, 4, provocando chuvas intensas, muitos raios, fortes ventanias e queda pontual de granizo. O anúncio é feito pelo pesquisador meteorológico, Davi Friale, através do site O Tempo Aqui.
A partir de hoje, no final da tarde, o tempo fica instável, com alta probabilidade de temporais, devido à aproximação da frente fria.
Já na quinta, ventos frios e intensos, da direção sudeste, estarão soprando no Acre, aumentando na sexta-feira, com muitas nuvens e chuvas a qualquer hora.
A temperatura, durante o dia, cai rapidamente, podendo ser caracterizada uma leve friagem.
O sábado, 6, começa com temperatura agradável, mas, durante o dia, o calor volta a predominar, com pequena probabilidade de chuvas.
O pesquisador esclarece que frente fria é a dianteira de uma massa de ar frio e pode ou não indicar frio.
“Essa massa de ar frio pode chegar e causar forte, moderada ou leve queda na temperatura ou, apenas, suavizar o calor. Uma frente fria pode, portanto, chegar sem que o frio atinja a região, mas causa chuvas e alivia o calor”, explicou Friale.
Já o frio é a queda mais acentuada da temperatura e que, geralmente, obriga a maioria das pessoas a usarem agasalhos.
“O céu poderá ficar totalmente nublado ou limpo, sem nuvens. Os dias poderão estar ensolarados e as noites estreladas, quando a temperatura cai bastante ao amanhecer”, alertou.
A friagem é uma característica da Amazônia Ocidental brasileira, quando, após a chegada de uma frente fria, o ar frio, de origem polar, invade a região e deixa o tempo encoberto, frio e com muito vento de sudeste, durante alguns dias seguidos.
“Assim, toda friagem e toda incursão de ar frio são precedidas por frentes frias, mas nem toda frente fria é sucedida por frio ou friagem”, concluiu o pesquisador.