De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Acre na eleição deste domingo, 7, serão utilizados 728 prédios públicos em todo o Estado. Só em Rio Branco serão 301 e 70 deles são escolas.
Para a instalação das urnas eletrônicas, os prédios públicos onde viram seções eleitorais estarão fechados nesta sexta-feira, 5. Um dos órgãos que somente voltará a funcionar na próxima segunda-feira, 8, é o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran).
A Força Federal estará presente no Acre para garantir a segurança do pleito. O reforço estará nos municípios de Rio Branco, Bujari, Porto Acre, Sena Madureira, Cruzeiro do Sul Tarauacá, Brasileia, Epitaciolândia, Assis Brasil, Feijó e Senador Guiomard.
Onde não houver apoio da Força Federal, o TRE/AC conta com a atenção especial dos demais órgãos de segurança.
No país são 147.302.354 eleitores aptos a votar nas Eleições Gerais de 2018. O Acre alcançou este ano 547.680 eleitores, 40 mil a mais em relação às Eleições Gerais de 2014 e 15.228 a mais que nas Eleições Municipais de 2016. Em Rio Branco há 255.548 eleitores.
Além dos 12 municípios que já passaram pela revisão biométrica obrigatória (Assis Brasil, Brasileia, Bujari, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Plácido de Castro, Porto Acre, Rio Branco, Senador Guiomard e Xapuri), seis municípios terão votação híbrida este ano, que possibilita o uso da identificação biométrica e da manual ao mesmo tempo.
São eles: Feijó, Jordão, Porto Walter, Rodrigues Alves, Sena Madureira e Tarauacá. Apenas em Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo e Santa Rosa a identificação ocorrerá pelo método tradicional.