O Aeroporto Internacional de Rio Branco/Plácido de Castro/AC espera receber 4 mil passageiros durante o Feriado de Finados, entre os dias 1 e 5/11. O número é 10% superior à movimentação registrada no mesmo período de 2017, quando 3,6 mil viajantes utilizaram o terminal acreano.
Nos demais aeroportos da Infraero com voos comerciais regulares devem receber mais de 1 milhão de passageiros entre os dias 1º e 5 de novembro. O número representa alta de 4,1% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados aproximadamente 973 mil embarques e desembarques nos terminais administrados pela empresa. Já a movimentação de aeronaves também deve crescer. São estimados 8.889 pousos e decolagens, alta de 3,7% em relação aos 8.575 voos comerciais registrados em 2017.
O levantamento leva em conta a oferta de assentos das empresas aéreas para o período e orientou ações nos terminais que vão garantir a fluidez, o conforto e a segurança de quem vai viajar de avião, com atenção especial para os dias 1º e 5, que deverão concentrar os maiores movimentos. Entre as medidas, destaca-se a intensificação dos trabalhos das equipes de segurança e de operações, incluindo as de plantão, por meio de remanejamento das escalas de trabalho. A empresa também realizou ajustes preventivas em equipamentos como esteiras de bagagens, elevadores e escadas rolantes, entre outros.
Os “amarelinhos”, funcionários da Infraero com colete amarelo que estampa a frase “Posso Ajudar/ May I Help You?”, estarão de prontidão nos saguões e áreas públicas para tirar dúvidas sobre horários de voos, portões de embarque e fazer outros esclarecimentos. Nos balcões de informações da Infraero, as equipes também estão preparadas para orientar os viajantes.
Guia do Passageiro e Aplicativo Voos Online
Outras orientações sobre viagens, além de dicas sobre direitos e responsabilidades do passageiro e da companhia área podem ser conferidas no Guia do Passageiro. O material também informa sobre o funcionamento do setor aéreo e tira dúvidas sobre bagagens, transporte de animais e produtos de origem animal e vegetal trazidos do exterior, entre outros. O guia pode ser acessado através do http://www.transportes.gov.br/novoguiadopassageiro/