O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), comunicou nesta quinta-feira, 18, aos professores e gestores das escolas da rede pública de ensino o cancelamento dos jogos escolares 2018.
Segundo o informativo, o motivo da suspensão definitiva dos jogos é a transição governamental, já que haverá a prestação de contas de todos os programas e secretarias do Estado.
O informativo assinado pela secretária adjunta de Esporte, Shirley Santos, destaca que apesar de não terem “feito tudo o que o esporte educacional precisava”, a equipe fez tudo que estava ao seu alcance.
“Com sentimento de dever cumprido retornaremos às nossas funções profissionais e desejamos bons ventos ao futuro do nosso amado esporte”, finaliza o documento.
O coordenador de Esportes da Secretaria de Estado de Esporte, Petronilo Lopes, o Pelezinho, explica que não há recursos para o complemento das competições, já que o Governo Federal cortou grande parte do repasse.
“É a última etapa. Se for olhar, 80% dos jogos aconteceram. Praticamente todas as prefeituras ajudaram porque o repasse do Governo Federal caiu praticamente 100%. E mesmo assim, nós tivemos que fazer conversas com as prefeituras e fizemos todas as fases municipais, fizemos toda a fase regional, só ficou faltando essa de Cruzeiro do Sul, que é a fase do Juruá”.
A abertura dos jogos escolares ocorreu em junho com a etapa municipal em Rio Branco. Já a fase estadual não chegou a ter data divulgada. A segunda fase da etapa nacional deve ocorrer em novembro, no Rio Grande do Norte.