As articulações em torno dos cargos da Mesa diretora da Câmara de Rio Branco continuam. Até o momento, quatro vereadores demonstraram interesse em concorrer à vaga de presidente do parlamento municipal: Antonio Morais e Rodrigo Forneck, ambos do PT, Emerson Jarude (sem partido) e N. Lima (PSL).
Mas não é apenas a vaga de presidente que tem suscitado um grande debate. A 1ª secretaria também tem sido bastante disputada pelos vereadores. Elzinha Mendonça (PDT), Artêmio Costa (PSB), e Raimundo Neném (PHS) até a manhã de ontem, 23, eram os principais postulantes ao cargo.
Com o apoio do presidente do Partido Humanista da Solidariedade (PHS), sigla a qual pertence, Neném anunciou que estaria desistindo da disputa para apoiar o colega Railson Correia (Podemos), que também briga pela vaga de 1º secretário.
O vereador Artêmio Costa, por enquanto, é o nome preferido da prefeita. Contudo, a escolha esbarra na pressão interna da própria base de apoio. O mesmo acontece com o nome da vereadora Elzinha Mendonça (PDT).
Chapas – A votação da mesa diretora para o biênio 2019-2020 acontece no dia 9 de novembro, em sessão extraordinária. De todas as candidaturas anunciadas, apenas a do vereador Antonio Morais é que vai ganhando “forma”. As articulações até o momento indicam que a vereadora Lene Petecão (PSD) seria a vice-presidente e Railson Correia (Podemos), o 1º secretário.
O nome de Lene Petecão ainda não é consenso entre os colegas.
Quanto às candidaturas de Emerson Jarude, N. Lima e Rodrigo Forneck, nenhum outro nome foi anunciado para completar a chapa.