Olá, tudo bem?
Você se considera uma pessoa feliz? Tem procurado ou buscado a felicidade?
Mas, afinal, o que é felicidade?
Segundo a Wikipédia, a enciclopédia livre: “A felicidade é um estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento e a inquietude são transformados em emoções ou sentimentos que vão desde o contentamento até a alegria intensa ou júbilo. A felicidade tem, ainda, o significado de bem-estar espiritual ou paz interior. Existem diferentes abordagens ao estudo da felicidade – pela filosofia, pelas religiões ou pela psicologia. O ser humano sempre procurou a felicidade. Filósofos e religiosos sempre se dedicaram a definir sua natureza e que tipo de comportamento ou estilo de vida levaria à felicidade plena”.
Sabe, meus amigos, a felicidade está em pequenos detalhes, aqueles que muitas vezes em nossas vidas passam despercebidos por nós, que buscamos nas grandes coisas, realizações ou momentos extraordinários encontrar a felicidade.
Onde você tem procurado a felicidade? Nas redes sociais, em histórias inventadas?
Às vezes esperamos um acontecimento ou lutamos durante anos para comemorar segundos de felicidade e prazer. Interessante que a maior parte do tempo pensava apenas naquele momento, pois, somente ali, se sentiria realmente feliz. Que triste!
O mundo tem passado por transformações e com isso provocado um alto nível de estresse. O ser humano tem adoecido com as pressões do dia a dia, com os fatores negativos. A luta é pelo TER. O consumismo e o imediatismo tomou conta da vida das pessoas. Adultos, adolescentes e crianças vivendo apenas o mundo externo, estimulados pela mídia e redes sociais. Vivem buscando, procurando, acreditando que somente assim se sentirão plenos e verdadeiramente felizes, e muitas vezes nem sabem na verdade o que buscam ou procuram. Estão perdidos dentro deles mesmos.
A felicidade é uma decisão que você precisa tomar!
Então comece por mergulhar dentro de você.
Quem é você? Responda da forma mais sincera, mesmo não gostando do que irá encontrar, admita que este é você. Aceite-se! Defeitos, falhas, erros…, quem nunca os cometeu ou não tiver, que atire a primeira pedra. Sua mudança interna depende de você, e cada uma que for capaz de fazer o levará ao amadurecimento como pessoa neste mundo, ao crescimento, sabedoria e discernimento. Este processo é continuo. Você pode até escolher o dia para começar, mas não tem data de terminar. Enquanto vivo estiver, todos os dias se deparará com atitudes e comportamentos que te surpreenderão e o levarão a reflexões e mudanças, ou seja, pensamos e mudamos.
E saiba que a única coisa que podemos verdadeiramente fazer, é mudar a nós mesmo. E dentro dessas mudanças sinta o prazer, a felicidade de conseguir dar um passo tão difícil que é mudar. Parabéns pela coragem, pelo desprendimento, pela ousadia e valentia! Isso é felicidade!
Aprenda a viver o presente, não deixe a parte boa passar despercebida. Chega de complicar tanto! Coloque o pé no freio, desacelere. Dificuldades teremos, mas olhe para os problemas como forma de aprendizado e, consequentemente, crescimento.
Saiba que uma mente positiva irá produzir vidas positivas. Isso acontece porque uma mente positiva está sempre cheia de fé e esperança. E o resultado de uma mente positiva é a felicidade mesmo diante dos maiores obstáculos.
Eu sei que quando passamos por desapontamentos ou somos machucados nesta vida, tentamos nos proteger se recusando a ter esperança, ou acreditar que algo bom irá nos acontecer. Quer um conselho? Escolha pensar positivo. O grande filósofo Marco Aurélio, que governou o Império Romano, resumiu esta questão da seguinte forma: “A nossa vida é aquilo que os nossos pensamentos fazem dela”.
Diante disso, reflita: o que os seus pensamentos têm feito com a sua vida? Têm construído ou diminuído e adoecido você?
Mude a sua forma de pensar sobre você! Se você pensa que é incapaz de ser feliz, será um infeliz. Norman Vincent Peale afirmou: “Tu não és o que pensas que és; tu és o que tu pensas”.
Então, o que você tem pensado sobre você, sobre a possibilidade de mudar, sentir e contemplar a felicidade nos pequenos detalhes da vida? Reflita antes de responder, afinal, “tu és o que tu pensas”.
Não tema! Você é responsável por sua felicidade. Tenha coragem para começar a observar melhor a você. Preste atenção aos detalhes, eles te darão muitas razões para contemplar e saborear as coisas mais simples e belas.
Diga-me, você sabe mesmo o que é felicidade?
Será que não está sendo iludido por um mundo que dita o que é a felicidade, e aí acaba atropelando a tudo e a todos sem ao menos saber o que de fato o faz feliz? Não está a sua mente sendo manipulada por um sistema consumista, materialista e permissivo?
Lembre-se, a sua felicidade depende de você! Decida, escolha!
Um grande abraço!
Fique com Deus!
Claudia Correia de Melo Torres
É terapeuta de adolescentes, individual e de casal. Escritora. Palestrante. Faz atendimento online para você e sua família. Skype: claudiacorreiamt / (68)99920-0371