X

Inscrições para o Mais Médicos ocorrem até domingo, 25

Já está aberto o período de inscrição de médicos brasileiros no Programa Mais Médicos para preencher vagas abertas, após a saída dos médicos cubanos. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. O salário é de R$ 11,8 mil. Podem se candidatar os médicos brasileiros com Conselho Regional de Medicina (CRM) Brasil ou com diploma revalidado no país. A inscrição poderá ser feita até as 23h59 de domingo, 25, e deve ser feita através do site maismedicos.gov.br.

Estão sendo ofertadas 8.517 vagas para atuação em 2.824 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), que antes eram ocupadas por médicos da cooperação com Cuba.

O início das atividades está previsto para 3 de dezembro. Ainda no primeiro dia de inscrições, o Ministério da Saúde informou que o site sofreu “ataques cibernéticos que se mantiveram ao longo da manhã”. Cuba anunciou que deixar o convênio após declarações “ameaçadoras” de Bolsonaro.

Com a saída dos cubanos do programa Mais Médicos, três municípios acreanos vão ficar sem nenhum médico na atenção básica de saúde, confirma a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre).

Ao todo, o Acre deve perder 104 profissionais que atuam em 20 municípios acreanos e dois distritos indígenas. Segundo a secretária, o efetivo representa 63% dos médicos atuando pelo programa no estado.

Conforme os dados, as cidades de Feijó, Manoel Urbano e Porto Walter, vão ficar sem nenhuma equipe da atenção básica com a saída dos profissionais cubanos. Em Feijó estão sete médicos cubanos, em Manoel Urbano quatro e em Porto Walter também quatro.

Outros cinco municípios acreanos devem contar apenas com um médico na atenção básica com a saída dos cubanos do programa. Entre eles estão Xapuri, Santa Rosa do Purus, Marechal Deodoro, Mâncio Lima e Assis Brasil.

Os médicos cubanos que atuavam em Rio Branco ganharam uma despedida na manhã desta quarta-feira, 21, no auditório da prefeitura. Ao todo, 15 médicos que atuavam na capital vão voltar para o país de origem.

O secretário municipal de Saúde, Oteniel Almeida, diz acreditar que no prazo de 30 a 45 dias os novos médicos que se inscreverem no edital do Governo Federal devem passar a atuar em Rio Branco.

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) comunicou que cinco voos para Havana estão previstos para quinta-feira, 22, sexta-feira, 23, e sábado, 24, levando de volta médicos cubanos participantes do Mais Médicos. A previsão é de que, até o dia 12 de dezembro, todos os mais de oito mil médicos que estão no Brasil voltem para Cuba.

 

A Gazeta do Acre: