Por conta do volume de chuva que caiu em Cruzeiro do Sul e regiões próximas, o Rio Juruá se elevou e preocupa a população ribeirinha. A cota de alerta do rio é de 11,80 metros. De acordo com o Corpo de Bombeiros, em 20 dias, já choveu na região o esperado para todo o mês de novembro o que provocou a elevação repentina no nível do manancial.
De acordo com o pesquisador meteorológico Davi Friale, o nível do rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, atingiu, às 16h desta quarta-feira, 21, a cota de alerta que é de 11,8m. Até o fim desta semana, poderá passa de 13 metros e transbordar, causando enchentes nas áreas mais baixas da cidade, alertou o pesquisador.
A previsão, segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, capitão Rômulo Barros, é de mais chuvas em todos os municípios da região para os próximos dias. No início deste mês, o rio Juruá já tinha chegado ao nível de 10,87 metros e, depois de uma intensa vazante, voltou a subir esta semana chegando a maior cota para o período dos últimos 10 anos.
“Constatamos que já atingimos a média precipitação de 231 mm que era esperada para esse mês de novembro. Estamos monitorando a situação no momento para evitar qualquer tipo de situação problemática. Estamos percebendo o acréscimo devido as chuvas que estão acontecendo nas nascentes”, afirmou o comandante.
Barros disse ainda que as precipitações em Marechal Thaumaturgo também estão sendo monitoradas. “Então já podemos perceber os níveis se aproximando das casas na Lagoa e então monitorar a situação de possível remoção de famílias”, afirmou.
No entanto, o comandante dos bombeiros disse que ainda não é possível prever se o rio poderá se aproximar das grandes enchentes já registradas. Em 2017, o Juruá atingiu a cota de 14,24 m e desabrigou centenas de famílias que tiveram que deixar suas casas que foram invadidas pela água.
Previsão do Tempo – As chuvas vão continuar a ocorrer no Acre, porém com menor intensidade e de forma pontual, até quinta-feira, 21, de acordo com o pesquisador meteorológico Davi Friale. Até lá, os dias estarão quentes e abafados, com possibilidade de temporais em alguns pontos. No entanto, a partir de sexta-feira, principalmente, no sábado, no domingo e na segunda-feira próximas, a aproximação de mais uma frente fria deverá provocar, novamente, chuvas intensas, em todos os municípios do Acre, do sul e oeste do Amazonas, em Rondônia, na Bolívia e no Peru.