Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

“A humanização no atendimento melhora a experiência do paciente na unidade hospitalar”, destaca Alysson Bestene

Em conversa com a equipe do Jornal A Gazeta, o futuro secretário de Saúde do Estado, Alysson Bestene, comentou sobre a expectativa de assumir a pasta, que atualmente é considerada uma das mais críticas do Estado. Ele destacou que, embora o processo de transição do governo esteja em um momento mais célere, a equipe tem avaliado cautelosamente as informações acerca de todo o fluxograma.

“Estamos sendo cautelosos na análise dos documentos referentes à pasta da Saúde. Temos realizado diversas agendas com a atual equipe de governo, conhecendo o fluxograma, o funcionamento da Secretaria. Isso é fundamental para que seja elaborado um plano de gestão”, frisou.

Bestene disse que, ao final da transição, será elaborado um relatório. A partir dele, um plano emergencial será aplicado nos primeiros 100 dias de gestão.

“Estamos elaborando um relatório sobre a atual realidade da área de Saúde. A ideia é, a partir desse relatório, elaborar um plano de ação emergencial para manter a Saúde funcionando, haja vista que, atualmente, encontra-se em situação delicada. Estamos falando de vidas, portanto, nossa preocupação é manter o pleno funcionamento dos serviços à população”, enfatizou ele.

Alysson Bestene listou alguns dos problemas. “Temos, infelizmente, um alto desabastecimento em nosso Estado, não apenas em relação a medicamentos, mas também materiais que são indispensáveis para o exercício profissional de um médico, de um enfermeiro, de um auxiliar. Isso nos preocupa, pois, como já falei anteriormente, estamos lidando com vidas e é nossa responsabilidade agir corretamente. Reafirmo que o compromisso do futuro governo é com o bem-estar da população. E isso passa, principalmente, pela área da Saúde”.

Com relação à equipe que trabalhará ao seu lado na Secretaria de Saúde, Alysson assevera que serão todos qualificados tecnicamente. “Não iremos nomear ninguém por amizade. Faço minhas as palavras do nosso futuro governador quando diz que dará prioridade à qualificação profissional. Temos uma equipe técnica montada por profissionais do quadro da Saúde com o gabarito necessário para assumir os desafios que nos serão postos, portanto, será com essas pessoas que iremos trabalhar”, finalizou.

HUMANIZAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE

Alysson pontuou ainda sobre a importância de se fortalecer a humanização na área de Saúde. Ele frisa que ‘uma das políticas prioritárias nesse setor é a humanização’.

“A humanização no atendimento melhora a experiência do paciente na unidade hospitalar e resgata a figura do profissional de saúde preocupado com todas as nuances que interferem na efetividade do tratamento. Essa também será uma de nossas prioridades, proporcionar o fortalecimento desse conceito”, disse.

Disse mais: “O cuidado compassivo, o amor, a empatia e o olhar ‘olho no olho’ são alguns dos aspectos que buscamos trazer para a área de Saúde do nosso Estado. Perder essa conexão empática gera prejuízo para o paciente. Por isso, o foco precisa ser em desenvolver a compaixão”, finalizou.

 

Sair da versão mobile