O enxadrista Neurismar Rocha, de 42 anos, é o primeiro acreano a vencer uma competição internacional de xadrez ao conquistar o 2º Duchamp IN Rio U1800, torneio disputado na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 14 e 20 deste mês.
Sargento da Polícia Militar do Acre, onde está há 16 anos, Rocha competiu com mais de 50 enxadristas do Brasil e de outros países, como Espanha, Cuba, Argentina e Uruguai.
“Não esperava de maneira nenhuma ganhar um título internacional. Treinei bastante e decidi participar desse torneio esperando ficar entre os 10 primeiros, 20 primeiros. Para o meu espanto consegui me sair melhor, fui ganhando e cheguei a final, contra um jogador da Espanha e venci. Jamais esperei que em tão pouco tempo de treinamento fosse conseguir”.
Após participar de um campeonato estadual, em 2016, o enxadrista decidiu se dedicar mais ao esporte, treinando com auxílio de um mestre de nível internacional que é responsável pelos ensinamentos dos praticantes da modalidade no Acre. Ao todo, foram mais de 500 horas de aulas presenciais até a participação na competição internacional.
Com o título, o acreano garantiu vaga no Campeonato Mundial de Xadrez em 2019, que será realizado em abril, no México. Se para a primeira competição o acreano treinou cerca de cinco horas por dia, neste segundo torneio ele pretende treinar oito horas diariamente.
Rocha explica que seu mestre de xadrez foi exonerado do cargo devido à transição de governo e, por isso, precisará do auxílio de um novo professor para continuar com os treinamentos.
“Preciso muito do apoio do novo governo do Estado para que possamos continuar com o projeto de xadrez no Acre. Sem treinador não existe possibilidade de uma pessoa se tornar campeã mundial. É fundamental um treinador de nível internacional para acompanhar todo o processo de treinamento. Não é um salário tão alto, é bem menor do que um policial recebe”.
Além de competidor, o enxadrista também realiza trabalho voluntário em Rio Branco. Duas vezes por semana ele dá aula de xadrez no Colégio Militar. Nas sextas-feiras ensina xadrez para alunos da instituição e aos sábados para os alunos e também à comunidade em geral. As aulas são gratuitas.
“Inclusive, um dos meus alunos, com apenas três meses de aulas, foi campeão estadual de xadrez. Ele foi pra Natal onde conseguiu fazer história. Não foi campeão, mas deu trabalho pra muita gente apesar de ter aprendido a jogar xadrez a cinco meses”, contou Rocha.