O Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, voltou a funcionar nesta quarta-feira, 21, após os servidores decidirem encerrar a greve. A paralisação começou no domingo, 18, e os serviços prestados pela unidade haviam sido suspensos. Somente pacientes em estado grave foram atendidos.
Segundo a representante do Sindicato dos Enfermeiros, Marjane Pedroza, o motivo da paralisação foi o atraso no pagamento dos salários dos servidores. Após o pagamento do mês de outubro, os funcionários retornaram as atividades.
“Quero enfatizar que a greve está apenas suspensa, porque, se por ventura atrasar novamente, voltaremos a fazer greve”, alertou.
Na semana passada, os médicos chegaram a suspender parcialmente os atendimentos no Hospital do Juruá. Durante 5 dias os profissionais só atenderam casos de emergência e urgência. O atendimento normalizou na última sexta-feira, 16, depois de receberem parte do salário de setembro que ainda não tinha sido pago.
Durante a última greve, as pessoas que procuraram por atendimento ambulatorial foram aconselhadas a procurar uma unidade básica de saúde.
O Hospital do Juruá atende sete municípios do Acre e mais dois do Amazonas. Pessoas de Cruzeiro do Sul, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Tarauacá e Feijó, no Acre, e Ipixuna e Guajará, no Amazonas, são atendidos na unidade de saúde.