A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira, 30, que a bandeira tarifária para o mês de dezembro será verde, ou seja, sem custo extra para os consumidores.
Desde maio deste ano, a bandeira oscilava entre os patamares amarelo e vermelho. Em novembro, a bandeira tarifária figurou na cor amarela, que deixa a conta R$ 0,01 mais cara para cada quilowatt-hora consumido.
Segundo a Aneel, apesar de os reservatórios ainda apresentarem níveis reduzidos, a expectativa é de que a estação chuvosa continue aumentando o nível de produção de energia pelas hidrelétricas.
Em setembro deste ano, o diretor-geral da NOS, Luiz Eduardo Barata, chegou a afirmar que a bandeira tarifária iria continuar vermelha até o final do ano. Segundo ele, mesmo com o início do período de chuvas, as térmicas continuariam ligadas, pois ainda existia uma situação de escassez hídrica nas hidrelétricas.
No Acre, mais de 180 mil consumidores pagarão menos pelo consumo de energia elétrica.
O que é bandeira tarifária?
Criado pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada e indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.
As bandeiras funcionam da seguinte forma: as cores verde, amarela ou vermelha indicam se a energia custará mais ou menos devido as condições de geração de energia. Dessa forma a conta de luz fica mais transparente, e o consumidor saberá como usar de forma mais consciente a eletricidade.
Quando a bandeira vermelha está em vigor, os consumidores pagam R$ 3 a mais para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.