Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Comércio acreano se mobiliza para chamar atenção dos consumidores nesta Black Friday

O comércio acreano entrou de cabeça na onda da Black Friday. Vale tudo. Os lojistas apostam na decoração, variação de produtos, facilidade no pagamento e descontos. Essa é a estratégia de boa parte dos comerciantes, independente do ramo. Os descontos devem acontecer em todos os setores, inclusive, o de serviços.

Apesar de oficialmente acontecer nesta sexta-feira, 23, muitas empresas decidiram antecipar as promoções da Black Friday. A ideia era estimular o consumo de pessoas que evitam as aglomerações do dia.

De acordo com o gerente de uma loja de vestuário, Mário Lima, as promoções tiveram início no final do passado. “Lançamos boas promoções para instigar aquelas pessoas que receberam a primeira parcela do 13° salário ou aqueles que preferem comprar com bastante antecedência os presentes de Natal. Percebemos um tímido aumento nesse período. Estamos apostando num bom dia vendas nesta sexta-feira”, comentou ele, otimista.

De acordo com o gerente de uma loja de informática, Ricardo Santos, uma das estratégias adotadas pela loja nesse período é apostar nos descontos. “Nosso diferencial em relação aos produtos vendidos na internet é que além de não pagar frete, o cliente já sai da loja com o produto nas mãos. Às vezes, o cliente deseja adquirir um produto, mas por conta da demora ou (altos) custos com frete acaba desistindo da compra. É aí que entramos. Oferecemos o produto com descontos”, detalhou.

Mas não é só de glórias que vive o Black Friday. Além do movimento extra, a estratégia acabou antecipando também o registro de queixas de consumidores insatisfeitos com os descontos.

Levantamento do site Reclame Aqui mostra que foram registradas 1.164 reclamações sobre Black Friday entre as 11h de quarta-feira e às 12h desta quinta-feira. O principal motivo das queixas foi a propaganda enganosa: 13,2% dos casos.

Segundo o Reclame Aqui, essa tem sido a principal causa de queixas sobre a Black Friday nos últimos anos. Em seguida, aparecem reclamações sobre divergência de valores (6%) e problemas na finalização da compra (5,6%).

 

 

Sair da versão mobile